quinta-feira, 3 de julho de 2025

Transnordestina deve ganhar pelo menos cinco portos secos e Pernambuco está na rota estratégica

                    O futuro da logística no Nordeste brasileiro está em plena construção — e não apenas nos trilhos. A Transnordestina Logística S.A. (TLSA), empresa responsável pela construção da Ferrovia Transnordestina, revelou planos ambiciosos para instalar pelo menos cinco portos secos ao longo da linha férrea que corta os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará.

A informação foi confirmada pelo presidente da TLSA, Tufi Daher Filho, em entrevista ao Diário do Nordeste. Segundo ele, a ideia é aproveitar o potencial estratégico da ferrovia para criar infraestruturas logísticas de grande porte que funcionem como centros de carga, descarga e integração entre os modais rodoviário e ferroviário.

“Vamos ter um (porto seco) lá no Piauí, em Eliseu Martins. Um terminal grande, próprio. Em Trindade (PE), também é muito provável, por causa do polo gesseiro. Avaliamos ainda Missão Velha e Salgueiro (PE), uma delas deve receber um terminal. E entre o Pecém e Iguatu, no Ceará, estamos analisando um novo ponto. Serão todos da TLSA”, afirmou Daher Filho.

Trindade e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, surgem como peças-chave nessa engrenagem logística. Trindade, reconhecida por seu polo gesseiro, é apontada como prioridade devido ao alto volume de produção mineral que pode ser escoado via ferrovia. Já Salgueiro, além de seu posicionamento geográfico estratégico, já abriga um dos mais importantes entroncamentos da Transnordestina.

A possível instalação de portos secos nesses municípios pode impulsionar a economia regional, gerar empregos e atrair novas cadeias de produção industrial, transformando a logística do Sertão pernambucano.

O que são portos secos - Embora o nome remeta ao mar, portos secos não têm ligação com modais aquáticos. São estruturas similares às de portos marítimos ou fluviais, mas instaladas em regiões do interior, conectadas por rodovias e ferrovias. Oferecem serviços alfandegários, armazenagem, movimentação de cargas e incentivos fiscais — funcionando como centros logísticos de distribuição de bens nacionais e internacionais.

Um dos primeiros portos secos da nova fase logística da Transnordestina já está em construção. Quixeramobim, no sertão central cearense, será sede de um terminal com investimento estimado em quase R$ 1 bilhão, tocado pela empresa Value Global Group. Com previsão de entrega até 2027, o projeto ocupará 360 hectares, terá capacidade de gerar mais de 1.300 empregos e poderá faturar até R$ 300 milhões por ano.

Além disso, o Governo do Ceará estuda instalar um segundo porto seco em Missão Velha, cidade que também está no radar da TLSA. A Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) será responsável por avaliar a viabilidade do empreendimento, evitando sobreposição de investimentos.

A criação dessa rede de portos secos representa uma mudança estrutural no escoamento da produção nordestina, fortalecendo os interiores como centros de conexão logística. Se confirmadas, as instalações em Pernambuco poderão consolidar o estado como hub logístico do interior do país, impulsionando o desenvolvimento regional com mais infraestrutura, emprego e integração econômica. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário