sexta-feira, 25 de julho de 2025

Surge o primeiro nome de Arcoverde para a disputa de 2026: Warton Brito

Com raízes políticas sólidas e compromisso com o Sertão, ex-vereador quer representar o Moxotó, Ipanema e Pajeú na Câmara Federal

O cenário político de Arcoverde começa a se movimentar com vistas às eleições de 2026. E o primeiro nome do município a se apresentar como pré-candidato para as eleições do próximo ano é o do ex-vereador Warton Brito (PT), figura tradicional da política sertaneja e membro de uma família com forte histórico de atuação pública. Ele lançou seu nome como pré-candidato a deputado federal. 

Irmão do ex-vice-prefeito de Arcoverde, Werner Brito, e do atual vereador do Recife, Wilton Brito (PSB), o ex-deputado estadual Eduino Brito, e tio do ex-candidato a vice, Eduino Filho, Warton traz consigo uma trajetória marcada pela militância política, compromisso com a base e forte identidade com as pautas sociais e regionais. Em conversa com a Folha das Cidades, ele confirmou que seu nome está sendo construído em diálogo com amigos, lideranças locais e regionais, e que recebeu, nesta semana, um convite especial para disputar o pleito estadual em 2026. 

“A política sempre fez parte de nossa vida. Dedicamos os últimos anos à nossa profissão, mas sem deixar de lado a luta por uma cidade melhor, um Pernambuco mais forte e um Brasil mais justo. Recebemos esse convite, vamos conversar com lideranças e construir essa alternativa que é da terra, que vai levar as demandas de Arcoverde, Pedra, Buíque, Venturosa, Itaíba, Alagoinha, Sertânia – toda essa região que está sem representatividade. Temos tempo para consolidar esse projeto e podermos avaliar os caminhos que vamos seguir ”, declarou Warton. 

O lançamento da pré-candidatura de Warton Brito também expõe um vazio de representação local. As principais lideranças políticas de Arcoverde atualmente apoiam nomes de fora da região, o que tem gerado questionamentos entre eleitores e lideranças de base. 

O prefeito Zeca Cavalcanti já declarou apoio a Gustavo Gouveia, como pré-candidato a deputado estadual, e a Marcelo Gouveia, de Paudalho, como pré-candidato a federal. Já a ex-prefeita Madalena Britto deve marchar com Diogo Moraes para estadual e Felipe Carreras para federal — todos com atuação em outras regiões do estado.

Nesse contexto, a pré-candidatura de Warton surge como uma opção local, com raízes no território e voz direta para as pautas do Sertão. Seu projeto busca atender a uma demanda latente por representatividade genuína, ouvindo os municípios do Moxotó, Ipanema e Pajeú, e defendendo soluções reais para problemas como a falta de oportunidades, a escassez de investimentos e o distanciamento da política estadual das realidades do interior.

Com a pré-campanha em construção, Warton pretende iniciar uma escuta regional, ouvindo lideranças políticas, sindicais, comunitárias, agricultores, juventude e população em geral. Encontrando o apoio devido, a proposta é apresentar um plano de mandato participativo, que represente as vozes silenciadas pelo centralismo político das grandes cidades e traga visibilidade para os desafios históricos da região.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário