quinta-feira, 22 de maio de 2025

Mirian Monte, a “Leila do Nordeste”, lidera o CSA a vitória histórica sobre o Grêmio

             No futebol brasileiro, onde a presença feminina em cargos de liderança ainda é exceção, a vitória do CSA sobre o Grêmio pela Copa do Brasil transcende o campo. O feito histórico do clube alagoano ganhou ainda mais destaque por ter sido conquistado sob o comando de Mirian Monte, uma das poucas mulheres à frente de um clube de futebol profissional no Brasil.

Atual presidente do CSA, Mirian Monte ocupa um espaço que ainda é majoritariamente masculino: apenas três clubes nas principais divisões do futebol brasileiro são presididos por mulheres — Leila Pereira, no Palmeiras; Marianna Libano, no Coritiba; e Mirian, no CSA. E foi ela quem conduziu o Azulão a uma das maiores façanhas da sua história: eliminar o Grêmio de Porto Alegre, gigante da Série A, da Copa do Brasil 2024.

Mirian Monte não é novata em desafios. Já atuou como delegada, foi Secretária de Cultura de Maceió, é analista judiciária e se tornou conselheira do CSA em 2022, assumindo a presidência no ano seguinte. Seu mandato vai até 2027. Desde então, tem transformado o clube, dentro e fora de campo, com uma gestão focada na reconstrução institucional, valorização da base e no fortalecimento do time profissional.

Apesar do preconceito e das provocações — como a vez em que foi chamada pejorativamente de “Leila da Shopee”, em referência depreciativa à presidente do Palmeiras — Mirian responde com resultados e serenidade. Hoje, com a vitória sobre o Grêmio, passou a ser chamada, com orgulho, de “Leila do Nordeste”, reconhecimento pelo comando firme e vitorioso que vem exercendo.

Emocionada após a partida, a presidente celebrou:
“Comemorem, vamos celebrar essa vitória importantíssima, mas que vem com muito trabalho, muita perseverança, muita fé. Muita união e força. Nossos jogadores mostraram dentro de campo e nossa diretoria mostra fora de campo, fazendo valer o nosso lema.”

A conquista do CSA é simbólica também porque reforça que há espaço para a liderança feminina no futebol brasileiro, e que essa presença pode ser sinônimo de competência, inovação e superação.

Num cenário onde os clubes ainda carecem de diversidade nos cargos de comando, Mirian Monte se firma como exemplo de liderança transformadora, quebrando barreiras históricas e abrindo portas para outras mulheres que desejam atuar no esporte. Em Alagoas, ela não apenas fez história com o CSA — ela está escrevendo uma nova página para o futebol brasileiro.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário