quinta-feira, 15 de maio de 2025

Mais de 1 milhão de aposentados do INSS já pediram reembolso por descontos indevidos

                Em apenas dois dias de funcionamento da nova ferramenta de consulta no aplicativo ‘Meu INSS’, mais de 1 milhão de aposentados e pensionistas formalizaram pedidos de reembolso de descontos não autorizados em seus benefícios, realizados por entidades associativas. O balanço foi divulgado na tarde desta quinta-feira (15), pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com dados apurados até as 17h.

Ao todo, 1.051.238 segurados contestaram os lançamentos indevidos por meio da plataforma digital ou pelo telefone 135, canal de atendimento oficial do órgão. Outros 17.963 beneficiários informaram que os descontos tinham, de fato, sido autorizados.

O número expressivo de reclamações representa apenas o início de um processo que promete revelar o tamanho de uma das maiores fraudes já registradas na história da Previdência Social brasileira, envolvendo pelo menos 41 entidades associativas. As instituições são alvo de investigações da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), que apuram a ação de supostas organizações criminosas que associavam segurados ao quadro de sócios sem qualquer autorização, gerando descontos mensais indevidos.

Desde a última terça-feira (13), cerca de nove milhões de aposentados e pensionistas passaram a receber notificações do INSS sobre esses descontos. Agora, é possível consultar, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, o nome da entidade que está ou esteve vinculada ao benefício, e verificar a existência de autorização.

Ainda segundo o INSS, mais de 4,3 milhões de pessoas acessaram o sistema apenas nas primeiras 48 horas do serviço para verificar se foram vítimas da cobrança irregular. A ferramenta mostra os descontos realizados nos últimos anos e permite que o cidadão abra um processo administrativo para reaver os valores.

O prazo para contestar e solicitar reembolso ainda não foi definido, mas o INSS recomenda que os segurados verifiquem suas informações o quanto antes. A orientação é que, em caso de identificação de descontos indevidos, o segurado formalize a contestação por meio do Meu INSS (site ou app) ou pelo telefone 135.

A explosão de denúncias evidencia a necessidade urgente de maior fiscalização nos acordos entre o INSS e entidades privadas, assim como maior proteção dos dados dos beneficiários. 

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