terça-feira, 26 de novembro de 2024

Seis vereadores eleitos na Pedra podem se tornar inelegíveis por fraude na cota de gênero

              Pelo menos seis (6) vereadores eleitos pelo PSD (Partido Social Democrático) na cidade da Pedra, Agreste de Pernambuco, podem ser considerados inelegíveis por fraude na cota de gênero, anulando todos os votos dados ao partido. A razão disso é uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que foi dada entrada na 58ª Zona Eleitoral, movida pelo ex-prefeito e vereador eleito Osório Filho (PSB).

Na lista estão os vereadores eleitos: Joinha que teve 1.433 votos, Benevides (1.108), Mecinho (1.059), Beto (979), Riva de Jota (961), Gó do Alegre (938). Todos somados, representam 6.478 votos. Como a medida é estendida a todos os candidatos da legenda os votos anulados chegariam a 8.024 ou 53,9% do total de votos válidos da disputa proporcional.

A denúncia feita por Osório Filho aponta que duas candidatas apresentadas pela legenda, Giovana e Ellen, participaram do pleito municipal de 2024 apenas para cumprir formalmente os 30% exigidos pela lei para candidaturas de gênero. Ambas obtiveram votações inexpressivas, sendo 8 votos (Giovana) e 2 votos (Ellen), além disso não realizaram movimentações financeiras ou atos efetivos de campanha. Segundo o autor da ação, essas práticas configuram candidaturas fictícias, conhecidas como “candidaturas laranjas”, violando as normas eleitorais.

O processo destaca que a ausência de uma participação genuína nas campanhas dessas candidatas reflete o descumprimento das regras estabelecidas pelo artigo 10, § 3º, da Lei 9.504/97. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já reforçou, inclusive com edição recente de súmula, que fraudes desse tipo podem acarretar a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do partido e dos diplomas dos eleitos.

A Ação (AIJE) agora segue para apreciação do juiz eleitoral da 58ª Zona, Dr. Caio Neto de Jomael Oliveira Freire e para manifestação do Ministério Público Eleitoral. Acatando os argumentos e anulando os votos dados ao PSD, será feita uma nova recontagem do quociente eleitoral e partidário, que deverá cair pela metade, abrindo vagas na Casa Diógenes Cícero Magalhães para novos eleitos.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRA

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário