Em cidades como Itaíba,
Buíque, Venturosa e Tupanatinga, caras novas renovam a política regional gestadas
nas raízes de lideranças políticas que tradicionalmente comandaram as cidades. Com
certeza, o povo aguarda um movimento que revigore a administração e traga
políticas públicas cada vez mais dinâmicas, transparentes e ainda mais próximas
das demandas da população rural e urbana. A atenção aos jovens, ao
desenvolvimento econômico e à inclusão social serão tópicos prioritários para
os novos gestores imprimirem suas marcas de eficiência e diálogo.
O Que o Povo Pode Esperar? A
volta de Zeca em Arcoverde aposta em uma gestão pautada em experiência,
enquanto Venturosa, Itaíba, Buíque e Tupanatinga buscam modernizar-se através
de lideranças jovens apadrinhadas por forças tradicionais. O denominador comum
é a promessa de um novo começo – mais próximo dos cidadãos e com maior
compromisso em sanar problemas crônicos. Para que essas expectativas se
concretizem, será necessário que os novos prefeitos adotem políticas
participativas, invistam em tecnologia, e fortaleçam os laços com a sociedade
civil. Só assim as cidades poderão vivenciar uma verdadeira renovação, não só
nos rostos que governam, mas nas práticas que moldam o futuro desses
municípios.
DE MALA E CUIA – A revelação do colunista do Globo, Lauro Jardim, de que a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), está de malas prontas para desembarcar no PSD promete provocar uma mudança de rota nas eleições de 2026 em Pernambuco e muitos municípios. O principal foco da governadora é entra na base de apoio do presidente Lula e, com isso, tirar o Partido dos Trabalhadores do radar do PSB de João Campos, potencial candidato socialista ao governo do estado. Recentes acontecimentos, eventos, encontros, já demonstram uma sintonia mais afinada entre petistas e o governo de Raquel.
DIPLOMAÇÃO MARCADA – A Justiça Eleitoral agendou para dia 13 de dezembro a diplomação dos eleitos em Buíque, localizado no agreste pernambucano. A cerimônia de diplomação do prefeito eleito, Túlio Monteiro (MDB), e de sua vice, Mirian Briano (PSDB), além dos 15 vereadores eleitos, está marcada para as 9 horas da manhã, no salão do júri do Fórum Desembargador João Roma. Do total de eleitos, apenas 03 mulheres vão estar na casa legislativa do município: Aline de Toinho, Janice da Saúde e Michelle Brito, o que representa apenas 20% do total da câmara.
O INFLUENCER DAS MUDAS – Enquanto o prefeito eleito Zeca não define que espaço ou papel terá no futuro governo, como revelou em recente entrevista a um podcast local, o vice-prefeito eleito e vereador Wevertton Siqueira – Siqueirinha (Republicanos), encontrou seu lado de digital influence. Em vídeo postado em suas redes sociais, apela para o plantio de mudas para falar de decepções com “amigos e aliados”. “Existe pessoas que tem que ter uma dosagem certa...se você ajudar demais, dá grandes oportunidades, você está pensando que está fazendo um bem, na realidade você vai estar fazendo um grande mal”, diz. Será que alguém sabe para que muda foi esse recado?
NOMES PARA 2026 –Nas rodas políticas de Arcoverde já começam a serem ventilados os nomes que podem estar nas urnas eletrônicas de 2026. Pessoas próximas ao governo Zeca já falam em dois nomes: a futura primeira-dama Nerianny Cavalcanti ou seu irmão, Newton Cavalcanti. Ainda no núcleo do futuro governo tem outros dois na lista: o vereador Luciano Pacheco, que bateu Zeca em 2022; e o vereador Siqueirinha, que a de se reconhecer foi um dos grande responsáveis pela vitória nas urnas de 2024. Do lado da oposição, a ex-prefeita Madalena já teria dito que não vai para a disputa. Ainda tem o nome da atual primeira-dama, Rejane Maciel, que vem sendo ventilado por amigos e aliados do governo. O tempo dirá!
Frase do dia
“Pode-se, à força de
confiança, colocar alguém na impossibilidade de nos enganar”. Do escritor
francês Joseph Joubert
CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL
NO INSTAGRA
https://www.instagram.com/afolhadascidades
https://www.facebook.com/afolhadascidades/
Nenhum comentário:
Postar um comentário