O sindicato alegou que a
empresa Transnordestina "vem descumprindo sistematicamente o contrato de
concessão". Outra acusação foi que a ANTT "age de forma leniente com
a concessionária".
No apagar das luzes do
governo Bolsonaro, por exemplo, o ministro Tarcísio de Freitas referendou um
acordo para que a concessionária deixasse de lado o trecho que viria para
Suape, em Pernambuco, beneficiando a conclusão apenas do trecho que iria para o
Porto de Pecém, no Ceará.
O inquérito foi aberto em 24
de setembro de 2024. A decisão de abrir o inquérito foi do procurador Pedro
Jorge do Nascimento Costa.
O projeto do trecho
pernambucano da Ferrovia Transnordestina, ligando o Porto de Suape a Salgueiro,
avançou com a assinatura de um contrato entre a Infra S.A., empresa pública
vinculada ao Ministério dos Transportes, e o Consórcio Estratégica – Prosul.
O consórcio será responsável
pela elaboração do projeto básico e executivo do trecho ainda não construído,
conhecido como "greenfield".
A contratação, no valor de R$ 15,217 milhões, foi oficializada em setembro com a publicação no Diário Oficial da União (DOU). Este é o primeiro investimento do Governo Federal em 14 anos voltado à elaboração de projetos para novos trechos de ferrovia. Do blog do Jamildo
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