A Secretaria de Cultura
também foi responsável pela contratação de artistas nacionais e regionais, que
se apresentaram em mais de 30 shows, nos dois polos de animação - sempre
buscando a valorização de nomes do forró e da cultura nordestina. O processo de
contratação artística também se deu por meio de edital convocatório, que contou
com mais de 100 participantes.
De acordo com dados da
Secretaria de Turismo, durante o período do evento, nos meios de hospedagem –
incluindo hoteis e pousadas –, a ocupação ficou em cerca de 80% em dias de
semana. Já durante os finais de semana, o número chegou aos 100% na maioria dos
estabelecimentos consultados.
Na Praça Mestre
Dominguinhos, a Secretaria Municipal de Saúde contou com um Pronto Atendimento,
onde foram realizados 88 atendimentos e uma remoção para serviços de
emergência. Ao todo, 21 profissionais da pasta estiveram atuando no Pronto
Atendimento, incluindo profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de
Urgência (Samu). A equipe da Vigilância Sanitária realizou um total de 523
inspeções nos dois polos do evento, fiscalizando o acondicionamento e
armazenamento dos comerciantes de alimentos e bebidas.
A Secretaria de Assistência
Social e Direitos Humanos contou com um total de 26 funcionários entre
assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, técnicos de enfermagem e
motoristas. Na Praça Mestre Dominguinhos e Parque Euclides Dourado, foram
realizadas abordagens sociais e atividades educativas, com foco na prevenção e
combate às violações de direitos contra as crianças. No polo principal, os profissionais
atuaram com o acolhimento de crianças perdidas ou desacompanhadas, em parceria
com o Conselho Tutelar. Os servidores também estiveram responsáveis pela
organização e apoio no espaço do Camarote da Acessibilidade, com capacidade
para 250 pessoas.
Em uma ação conjunta, as Secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e
Assistência Social e Direitos Humanos promoveram o projeto ‘Guardiões
Ambientais’, que tem como finalidade a sustentabilidade ambiental através da
coleta seletiva dentro do evento. Por meio da ação, recicladores de materiais
recicláveis receberam fardamentos, alimentação, equipamentos de proteção
individual (EPIs) e cestas básicas.
A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) também
destinou efetivos da brigada patrimonial e comunitária, com cerca de 225
guardas municipais, visando a segurança e fluidez do trânsito no Viva
Garanhuns. Para garantir a efetividade dos serviços, a Autarquia também atuou
com auxílio de imagens de câmeras, na central de videomonitoramento e das
rondas motorizadas do motopatrulhamento. A Polícia Militar também atuou na
segurança do evento, com um efetivo diário de aproximadamente 200 policiais. O
trabalho foi essencial para que não fossem registradas ocorrências graves,
sendo realizadas apenas uma apreensão por porte de entorpecente, duas
apreensões por desacato e três encaminhamentos para a Delegacia de Polícia
Civil.
A Secretaria de Comunicação
Social e Secretaria de Cultura realizou o credenciamento de mais de 50 veículos
de comunicação para cobertura do evento, além da cobertura jornalística com
envio de releases, postagens em tempo real nas redes sociais e transmissão ao
vivo no canal do YouTube da Prefeitura de Garanhuns, que contabilizou mais de
60 mil visualizações. Fotos: Ailton Vieira (PMG)
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