terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Arcoverde rende homenagens a Dr. Pedro Melchior com a medalha Cardeal Arcoverde

           A Câmara de Vereadores de Arcoverde ficou pequena na última sexta-feira (1), quando aconteceu a condecoração do advogado e integrante da banca Barros Advogados Associados, Dr. Pedro Melchior de Melo Barros que recebeu da Casa James Pacheco a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde pelos serviços prestados ao município. A solenidade foi marcada por emoções e lembranças da vida do homenageado. Em sua fala, ele disse que a palavra que tinha era de gratidão e agradeceu a ex-vereadora Zirleide Monteiro pela concessão da medalha.

“Para ter uma comenda dessas você tem que demonstrar que fez algo pela cidade...Fico feliz por ter dado essa colaboração para a vinda da Justiça Federal para Arcoverde e a construção do novo fórum da justiça estadual...Fórum conquistado na época do governo da ex-prefeita Madalena que faz parte dessa história. Esse trabalho me levou a outros destinos e hoje sou também filho de Itaíba, Buíque e Terezinha, onde presto serviços me espelhando em tudo que fiz em Arcoverde”, disse em um discurso cheio de agradecimentos na presença seus pais D. Socorro e seu Melchior, além de seu irmão Paulo Barros, também advogado; esposa Mery, filhos, familiares e dos demais integrantes da Barros Advogados (Rivaldo Leal, Renata Bezerra, Edimir Barros e Dyego Girão).

Em sua fala, lembrou um dos momentos mais difíceis de sua vida, quando estava com Covid-19 e o pulmão comprometido em mais de 85% e graças ao empenho do prefeito de Buíque, Arquimedes Valença e da secretária Telma Valença foi levado ao Recife. Em outro momento, já emocionado, Pedro agradeceu ao médico Dr. Adilson Valgueiro, a quem disse dever a vida depois de Deus e sua mãe, por ter conseguido uma vaga em um hospital na capital do estado que lhe salvou a vida.

Ao agradecer ao vereador Luciano Pacheco pela criação da medalha, lembrou que João Silva, um dos agraciados dessa comenda, filho das Caraíbas, zona rural de Arcoverde, quando nutriu o sonho de ir ao Rio de Janeiro tentar sua carreira, quem o ajudou com a passagem foi seu avô, João de Barros Filho, que era comerciante do distrito na época. Sua fala foi recheada de memórias e agradecimentos.

Autora da propositura da medalha, criada em lei apresentada pelo vereador Luciano Pacheco, a ex-vereadora Zirleide Monteiro fez questão de ressaltar as qualidades profissionais e humanas do homenageado, em um vídeo enviado à solenidade.

“É a maior comenda oferecida pelo município a um filho da terra, a um filho querido, profissional de excelência, que leva o nome de Arcoverde para todo o brasil. Pedro você é mais que merecedor...Quero mandar os parabéns para seus pais, que são os grandes responsáveis por esse grande homem que você é...Você é não só um amigo, mais um homem que tem zelo muito grande por essa cidade. Um homem que se fez por merecer receber um título tão importante”, disse.

Todos os vereadores presentes discursaram em homenagem a Pedro Melchior. A vereadora Célia Galindo, a qual é chamada de tia pelo homenageado, relembrou sua vida desde os tempos em que seus pais a ajudavam com a Creche Dom Mariano, hoje do município e seu começo em uma pequena sala no Beco do Joinha. Também falaram os vereadores Luciano Pacheco, João Taxista, Luiza Margarida, Heriberto do Sacolão, João Marcos, Sg. Brito, Rodrigo Roa, o presidente da casa, vereador Wevertton Siqueira – Siqueirinha, Maria Clara (Buíque)

Entre outras autoridades presentes e que também utilizaram os microfones, estavam a prefeita de Itaíba, Regina Cunha; o prefeito Arquimedes Valença, de Buíque; a presidente da OAB, Marcela Macedo; Dr. Paulo Couto, procurador da cidade de Garanhuns; Paulo Wanderley, representando o prefeito Wellington Maciel; Aldênio Ferro, em nome do Lyons Club, e a ex-prefeita Madalena Britto que relembrou a trajetória de Pedro durante seu governo, “como um dos grandes defensores de Arcoverde e, além de advogado, um grande amigo”.

Ao encerrar sua fala, Pedro Melchior fez questão de se colocar sempre em defesa e à serviço de Arcoverde, sua terra natal. “Estou aqui para servir a minha cidade cada vez mais. Obrigado a todos”. A última fala foi do Padre Marcílio, que por 12 anos comandou a paróquia do São Geraldo e foi quem casou Pedro e Mery e batizou seus dois filhos. “É merecida toda essa homenagem. Parabéns Pedro, meu irmão”. Fotos: PC Cavalcanti

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário