segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Raquel promete reduzir número de mortes violentas em 30% até 2026

               O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (27), que pretende reduzir em 30% o número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) até 2026. O anúncio foi feito durante o lançamento do plano ''Juntos pela Segurança'', na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. 

A solenidade contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), além do secretariado estadual, parlamentares estaduais e o alto comando das forças de segurança do Estado. 

Além dos assassinatos, o Poder Executivo promete reduzir em 30% os índices de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que consistem em roubos e furtos, além de crimes violentos contra a Mulher, até 2026. 

Para garantir o custeio e realizar o plano, o governo de Pernambuco já havia antecipado mais de R,3 bilhão em investimentos voltados para a segurança pública.  

Isso significa uma redução anual média de 10%. Para fazer uma comparação, o Pacto Pela Vida (PPV) desenvolvido pelo governo anterior, tinha como meta redução anual de 12%. Esse índice, no entanto, só foi conquistado três vezes, em 16 anos. 

Na solenidade, o estado também informou que vai comprar equipamentos para reforçar as ações de combate ao crime. De acordo com o Poder Executivo, serão adquiridos 15 mil pistolas, 500 pistolas elétricas, 800 submetralhadoras e 800 fuzis.  

Ainda de acordo com a gestão de Raquel Lyra (PSDB), estão previstos investimentos de R$ 7 milhões na aquisição de armamentos menos letais.

Além disso, o Poder Executivo pretende adquirir 500 novas motocicletas, 20 viaturas especiais para o Corpo de Bombeiros, 33 embarcações e 30 caminhões e ônibus, no sentido de reforçar a frota das forças de segurança.  

Outra meta é fazer a contratação dos 4.019 aprovados nos concursos para as forças de segurança, que reforçaram as Polícias Militar e Civil, além de bombeiros militares. 

Na área prisional, a ideia é a criação de uma secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização que tenha mais autonomia e rapidez, fortalecimento do corpo técnico e assim garantir a continuidade das ações de ressocialização. Raquel Lyra acrescentou que a meta de redução de 30% vai se materializar no território de maneiras diferentes. 

Isso porque o ''Juntos Pela Segurança'' traçou metas para que sejam aplicadas políticas públicas em nove territórios do Estado. São eles: RMR Norte, RMR Sul, Recife, ZM (Zona da Mata) Sul, ZM (Zona da Mata) Norte, AG (Agreste) Sul, AG (Agreste) Norte, Sertão I e Sertão II.   

O Governo do Estado também anunciou que pretende criar a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. Um Projeto de Lei (PL) já foi encaminhado pelo Executivo à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

De acordo com o Executivo, a ideia é dar mais autonomia e rapidez na execução de políticas na área do sistema penitenciário e garantir as ações de ressocialização. Além disso, o governo do Estado quer, até 2026, criar 7.950 novas vagas no sistema prisional do Estado e no mínimo que 40% dos presos trabalhem ou estudem. 

Durante o lançamento do ''Juntos Pela Segurança'', a governadora também anunciou que pretende, até 2026, encerrar as faixas salariais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Segundo ela, até o primeiro semestre de 2024, o Poder Executivo encaminhará à Alepe uma Projeto de Lei (PL) que indique o fim das faixas salariais, com a previsão que isso aconteça até dezembro de 2026. 

Também foram prometidas a construção de uma nova sede para o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri); Construção de 14 unidades do Corpo de Bombeiros; Construção de 15 delegacias e reforma de outras 26; Implantação de outros seis complexos de Polícia Científica no interior; Fornecimento de equipamento de proteção e armamento novos a todos os policiais; Construção de 12 complexos da Polícia Civil; Reforma da sede do Instituto de Médico Legal (IML) do Recife; Conclusão das obras dos complexos de Polícia Científica de Caruaru e Salgueiro; Reforma do quartel do comando geral da Polícia Militar no Recife; Criação de dois novos batalhões da PM em Bezerros e Goiana. Com informações do Diario de PE 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário