quarta-feira, 5 de julho de 2023

Professores decidem por greve a partir do dia 25 de julho em Pernambuco

                  O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) decidiu, nesta quarta-feira (5), em assembleia geral da categoria, paralisar as atividades por tempo indeterminado a partir do próximo dia 25 de julho. Com isso, cerca de 480 mil estudantes de mais de mil escolas da rede estadual de ensino vão ficar sem aulas. O movimento pretende pressionar o governo do estado em defesa do pagamento do reajuste do piso nacional para todos os profissionais.

A deflagração, porém, será só no dia 25 de julho, o primeiro dia do retorno dos trabalhadores em educação (professores e demais servidores) às aulas, após o recesso de julho. Nesse dia poderá ser debatida a duração do movimento. O governo do estado divulgou nota afirmando que continua aberto ao diálogo.

 Na proposta aprovada na semana passada, pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, o governo se compromete com o reajuste do piso da categoria, que passa para R$ 4.420,55, para uma jornada de 200 horas/aula mensais. Já para os professores com 150 horas mensais, a remuneração passa a ser de R$ 3.315,41.O Sintepe, por sua vez, quer que a medida contemple também os contratos temporários e os aposentados, o que, segundo os sindicalistas, representam mais de 50 mil servidores. A medida, defendida por eles, que chegou a ser apresentada por alguns parlamentares na Alepe, porém, foi rejeitada na discussão do projeto de lei.

A greve por tempo indeterminado foi decretada por unanimidade por mais de mil trabalhadores em educação presentes no Teatro da Boa Vista, área central do Recife. "Essa greve foi decretada em defesa do nosso plano de cargos e carreira, em defesa do piso salarial do magistério, da valorização e da escola pública", disse Ivete Caetano, presidente do Sintepe.

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) divulgou uma dizendo que "a pasta reitera que está à disposição para o diálogo com a categoria, mantendo aberta a mesa de negociações".  "Parte dos professores da rede estadual de Pernambuco já recebe o piso salarial", lembrou a secretaria. "A SEE afirma, ainda, que a proposta atual contempla seis mil efetivos e mais de 20 mil contratados, garantindo que 100% dos profissionais passem a receber o piso." 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário