sexta-feira, 30 de junho de 2023

Lei assinada por Lula ameniza perdas de municípios com o Censo

               A Lei Complementar 198/2023, sancionada pelo presidente Lula (PT) nesta quarta-feira (28), garantiu aos 48 municípios pernambucanos uma perda mais suave dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ainda na quarta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) divulgou os resultados do Censo de 2022, onde se constatou que a população brasileira cresceu no menor ritmo da história. 

A União repassa verbas para as cidades brasileiras por meio do FPM. Para que isso ocorra, um dos fatores determinantes é justamente o número de habitantes que é calculado anualmente pelo IBGE. Em sua Análise populacional do Censo de 2022, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) ressalta o impacto da medida do Executivo. Isto porque agora os municípios afetados só começarão a perder receita a partir do ano que vem e de forma gradativa. O anúncio alivia prefeitos porque o efeito não é instantâneo.

“A queda populacional em um município pode afetar as receitas municipais de várias maneiras. Além de reduzir a parcela variável do FPM, pode haver uma diminuição na arrecadação de impostos locais e uma queda na demanda por serviços públicos, o que impacta as receitas provenientes de taxas e transferências governamentais”, explicou a Associação, que afirmou ainda orientar gestores municipais a permanecerem atentos às mudanças demográficas. 

"Desde a publicação dos números preliminares do Censo 2022, ao qual tivemos diversas críticas ao seu funcionamento, percebemos o impacto significativo que ele teria na arrecadação dos municípios pernambucanos", declarou o deputado estadual por Pernambuco, José Patriota (PSB), que era presidente da Amupe na época das informações prévias fornecidas pelo Censo. À época, como o levantamento ainda não havia sido concluído, a Amupe moveu uma ação na Justiça Federal para evitar a alteração na quantidade de repasses. No primeiro cálculo, 64 municípios pernambucanos sofreriam perda, número que caiu para 48 na versão final da pesquisa.

“Tivemos que lutar para que (o Censo) tivesse o melhor aproveitamento e incluísse muita gente que estava fora. Mesmo assim nós ainda tivemos uma queda, mas não deixa de ser uma vitória”, avaliou Patriota. Atualmente, o comando da Associação está com a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT). Da Folhape

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário