quinta-feira, 22 de junho de 2023

Copom decide manter Selic em 13,75% e trava a economia

              Na contra mão do desenvolvimento e da economia, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (21), manter a taxa Selic em 13,75% ao ano – patamar em vigor desde agosto de 2022. Foi a quarta reunião do Copom neste ano. 

Em todas as ocasiões, o comitê decidiu não alterar o nível da taxa básica de juros, seguindo orientação do seu presidente, Roberto Campos Neto, nomeado ainda no governo Bolsonaro.

"A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação desancoradas, segue demandando cautela e parcimônia", escreveu o Copom.

Na nota, o Copom também não dá indícios sobre uma eventual redução da taxa de juros nas futuras reuniões.

Porém, diferentemente dos comunicadores anteriores, desta vez, o comitê não sinalizou a possibilidade de aumento da Selic.

As decisões do Copom de manter a Selic em 13,75% têm sido alvo frequente de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de ministros do governo.

A expectativa do mercado financeiro, divulgada nesta semana, é de que essa seja a última reunião que vai manter a taxa básica da economia no atual patamar.

Na previsão de economistas das instituições financeiras, o início do ciclo de corte dos juros deve começar a partir de agosto, quando a Selic recuaria para 13,50% ao ano, mas o BC não deu nenhum sinal de que fará isso. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário