quinta-feira, 22 de junho de 2023

Pernambuco decreta situação de emergência em saúde pública

              A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, decretou situação de emergência em saúde pública devido à superlotação de unidades de terapia intensiva (UTI) neonatal e pediátrica em Pernambuco.

O decreto, publicado no Diário Oficial, ressalta que as altas ocupações são decorrentes do aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) por infecções virais. 

Esse é um cenário que ocorre em praticamente todo o Brasil e tem relação (na maior parte dos casos) com o vírus sincicial respiratório (VSR), que pode causar doenças graves como bronquiolite (inflamação das pequenas vias aéreas no pulmão) e pneumonia (infecção dos pulmões).

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a rede de leitos de terapia intensiva (UTI) de Pernambuco conta com 219 unidades pediátricas e 111 neonatais.

Diante desse problema, o decreto destaca que há necessidade de "medidas urgentes voltadas à prevenção, controle e ampliação da rede de atenção à saúde infantil". Entre recém-nascidos, bebês e crianças, a fila de espera por um leito de UTI em Pernambuco chega a 87 pacientes pediátricos. O dado é referente a esta quarta-feira (21).

Em detalhamento, são 54 crianças que aguardam por uma UTI srag (voltada a quadros de síndrome respiratória aguda grave) e 5 que esperam por UTI de pediatria clínica.

Em relação aos recém-nascidos (aqueles com até 28 dias de vida), 8 estão na fila por UTI neonatal srag e 20 aguardam um leito de terapia intensiva neonatal clínico.

O texto do decreto assinado pela governadora cita ainda a Portaria SES/PE nº 171, de 12 de maio de 2023, e a Nota Técnica da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária nº 04/2023, que demonstram "a imperiosidade de abertura de leitos, em especial de unidades de terapia intensiva (UTIs) neonatal e pediátricas". 

A emergência em saúde pública é válida por 90 dias e pode ser prorrogada. O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial, na terça-feira (20), entrou em vigor imediatamente. Com informações do JC

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário