sexta-feira, 24 de março de 2023

Sindicalista assume Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco

                  A ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues de Medeiros, acaba de ser nomeada para Superintendência Regional do Trabalho, no governo Lula. A portaria foi assinada pelo ministro Luiz Marinho, nesta quinta-feira. Suzi Rodrigues candidatou-se à vereadora (2020) e deputada Estadual (2022), quando obteve 11.266 votos, não se elegendo.

Ela tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e foi dirigente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. 

No campo social, é integrante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e do Coletivo de Combate ao Racismo da CUT.

Ela conta que iniciou sua militância na década de 1980, na Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e, por meio das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), com orientações de Dom Hélder, desenvolveu ações na comunidade, que resultaram no calçamento do bairro e fornecimento de água e luz para população.

Aos 24 anos, Suzi Rodrigues ingressou como bolsista no curso de Ciências Sociais, na Universidade Católica de Pernambuco. Após a graduação, iniciou o Mestrado em Sociologia, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo recebido o Prêmio Ford (1997), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), pela dissertação “Gênero e Sindicalismo: Relações de Poder no Movimento Sindical em Pernambuco”.

No primeiro mandato (2001-2005) do ex-prefeito do Recife, João Paulo, contribuiu para o fortalecimento da Política de Assistência Social no Instituto de Assistência Social (IASC).

Suzi Rodrigues, como é mais conhecida, tem trabalho social desenvolvido a partir da sua atuação sindical na categoria bancária, em Pernambuco.

Por meio do Projeto Sindicato Solidário, do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzi Rodrigues conta que coordenou a doação de centenas de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em 1986, Suzi Rodrigues ingressou no setor bancário como funcionária do Bradesco. Neste período, tornou-se mãe do seu único filho, Augusto, desdobrando-se entre os cuidados com a família e a militância.

Em 1991, passou a fazer parte da diretoria do Sindicato dos Bancários, ocupando os cargos de Secretária da Mulher, de Formação, Geral e de Finanças. Em 2015 foi eleita presidenta, cargo que exerceu por dois mandatos consecutivos (2015-2021). Atualmente, ocupa a secretaria de Finanças da entidade.

Entre as ações em defesa da categoria bancária, ela destaca a Coordenação do Projeto de Combate ao Assédio Moral, financiado pelo Fundo de Igualdade de Gênero Canadense, que traçou uma radiografia sobre a incidência do assédio moral no trabalho, identificando o nível de humilhação e de constrangimento a que bancários e bancárias são vítimas. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário