terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Fernando Bezerra Coelho sofre derrota fragorosa na disputa por vaga no TCU

                       Em votação secreta, o plenário do Senado decidiu, nesta terça-feira (14), indicar o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) para ocupar o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) ao invés do senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho (MDB), apontado como favorito. Ele obteve 52 votos, derrotando o pernambucano que ficou em terceiro lugar, com apenas 7 votos. Kátia Abreu (PP-TO), foi a segunda colocada com 19 votos.

Horas antes da decisão do plenário, os três postulantes receberam o aval da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, durante votação simbólica.

A vaga no TCU foi aberta depois que o Senado aprovou, em 30 de novembro, a indicação do presidente Jair Bolsonaro para o ministro Raimundo Carreiro ser o novo embaixador do Brasil em Portugal - oficialmente, o magistrado iria se aposentar em 2023. A indicação de Carreiro fez parte de uma estratégia do chefe do Executivo para ter mais um aliado na Corte de contas - o ex-ministro do governo Jorge Oliveira tomou posse no órgão em dezembro de 2020.

O TCU é composto por nove ministros - seis são escolhidos pelo Congresso, e três, pelo presidente da República. Após a saída de Carreiro, não foi alcançado um acordo no Senado para indicar o nome do substituto. Por isso, Anastasia, Bezerra e Kátia Abreu se lançaram candidatos, por meio da indicação dos respectivos líderes partidários na Casa. Essa foi a disputa mais ferrenha entre senadores por uma vaga no TCU nos últimos 13 anos.

Os atuais mandatos de Anastasia, Bezerra e Kátia Abreu no Senado terminam no ano que vem, o que elevou a aposta dos concorrentes no TCU. O cargo de ministro do tribunal é vitalício e, além de um salário de R$ 37 mil, confere poder político ao ocupante, já que o órgão - uma extensão do Poder Legislativo - é encarregado de fiscalizar as contas do Poder Executivo.

Nas últimas semanas, a disputa pela vaga na Corte de contas se transformou em uma maratona de negociações no Senado. Kátia Abreu teve como um dos "cabos eleitorais o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que já conseguiu emplacar no TCU os ministros Bruno Dantas e Vital do Rêgo. A senadora também contou com a torcida do PT, já que o primeiro-suplente da parlamentar é do partido.

Bezerra, por sua vez, conseguiu ser indicado pelo líder da bancada emedebista, Eduardo Braga (AM), mesmo com a adesão de Renan a uma das campanhas concorrentes. Rumores davam conta de que Renan estaria se movimentando para que o líder do governo desistisse da disputa em favor de Kátia Abreu. Já Anastasia contou com o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário