terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Cade e PF investigam cartel de empresas que prestam serviços hospitalares no DF e em 7 estados

                      
Uma operação da Polícia Federal e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), deflagrada na segunda-feira (13), apura supostas irregularidades em licitações e a formação de cartel entre empresas que atuam no mercado de coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos hospitalares.

Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em sete estados e no Distrito Federal (veja lista mais abaixo). A investigação, que contou com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), é baseada em um acordo de leniência, firmado em 2019, que apontou evidências, segundo a PF, de acordos entre empresas concorrentes para "fixação de preços, condições e vantagens em licitações públicas e privadas e divisão de mercado e de clientes".

Além disso, a investigação cita a apresentação de propostas de cobertura de preços, troca de informações comerciais e "concorrencialmente sensíveis" entre empresas, com o objetivo de favorecer as participantes do edital e frustrar o caráter competitivo das licitações.

Segundo análise realizada pelo Cade, as irregularidades foram constatadas no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Há também indícios de "atividade anticompetitiva" no Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Ao todo, 75 policiais federais e 57 integrantes do Cade participaram do cumprimento dos mandados judiciais. Entre as cidades envolvidas estão Recife (PE) e Sousa (PB).

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/


Nenhum comentário:

Postar um comentário