sexta-feira, 7 de maio de 2021

Morre no Recife o ex-prefeito de Arcoverde, Giovanni Porto

                             Faleceu na noite de ontem, por volta das 20h, no Hospital Português, em Recife, aos 88 anos de idade, o ex-prefeito de Arcoverde, Giovanni Rodrigues Porto, que governou a Capital do Sertão entre os anos de 1969 e 1973, em plena ditadura militar imposta no País. Seu enterro será no cemitério Morada da Paz, às 14h, no Recife. Em relato na sua rede social, o filho, Marlos Porto, relata a história do pai que o inspirou no mundo da política. Aqui transcrevemos a mensagem:

Por Marlos Porto

É com pesar que comunico aos amigos o falecimento de meu pai, Giovanni Porto.

Segundo informações repassadas a mim hoje pela manhã, por telefone, por uma de suas filhas, que é médica e o acompanhou em seus momentos finais, o falecimento ocorreu ontem, 06/05/2021, às 20:00h, no Hospital Português, em Recife, e o enterro do corpo será no Cemitério Morada da Paz, às 14h.

Desde outubro do ano passado, quando se submeteu a uma cirurgia abdominal de urgência, sua saúde não se restabeleceu plenamente. Encontrava-se novamente internado desde o dia 1º/04/2021.

Nascido em 15/10/1933, em Arcoverde/PE, e criado em meio racionalista cristão, Giovanni, em meio à dicotomia moderna entre o materialismo desbragado e o espiritualismo transcendente, era inequivocamente um espiritualista, embora jamais se submetesse a dogmas que tolhessem a sua razão e o fizessem abdicar de questionar, fosse o que fosse.

Algo contudo, era pacífico e inquestionável para ele: a existência de Deus. A sua convicção na existência de uma Força Criadora, um Ser Eterno, que é Bem, Justiça, Amor, Ordem e Perfeição, era inabalável e inspiradora, irradiando para todos à sua volta, por meio de sua própria vida e dos seus exemplos imorredouros de integridade, honestidade e valor.

Filho de comunista, foi eleito vice-prefeito de Arcoverde em 1963 e cassado em 1964, tendo sido preso na ocasião do famigerado golpe. Solto, entrou com mandado de segurança para reaver o mandato, o que conseguiu em sede de recurso, no TJPE. Jamais desacreditou da Justiça.

Foi professor de História de gerações de arcoverdenses, carinhosamente conhecido como o "Professor Giovanni".

Eleito prefeito no ano de 1968, na que ficou conhecida como a "Campanha das Rosas", Giovanni Porto, exímio orador (ao qual, segundo diziam, somente Cid Sampaio poderia ser comparado, dentre os políticos de Pernambuco), foi o prefeito mais honesto da história de Arcoverde - e quiçá do Brasil.

Em sua gestão, foi construído o novo Matadouro Público, operando em perfeitas condições de higiene; foram construídas as "supergalerias", que acabaram com os alagamentos que havia na época; trouxe o asfalto para Arcoverde, da antiga Rádio Cardeal até a rodovia federal, onde antes só havia a poeira (impulsionando decisivamente, assim, o desenvolvimento do bairro do São Cristóvão), entre outras realizações.

Duas iniciativas no campo da educação, contudo, conferem maior destaque ainda à sua gestão: a idealização e a construção do Centro de Cultura e a assinatura da lei que criou a Faculdade de Formação de Professores, que viria a ser a futura AESA - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde.

Sua esposa, então professora, ia a pé dar aulas em escola que ficava na Vila Popular, pois Giovanni jamais utilizou o carro oficial para lhe dar caronas. No final do mandato, iniciou o curso de Direito em Caruaru, deslocando-se de ônibus, pagando as passagens às suas próprias expensas, sem jamais onerar os cofres públicos. Deixou a prefeitura com as finanças saneadas, inclusive com ações da Petrobras em caixa; ele, contudo, sem patrimônio e sem dinheiro no banco, mudou-se com a esposa e os quatro filhos à época para a casa do seu pai, Wilson Porto, por não ter condições de pagar aluguel.

Vereador por dois mandatos, de 1993-1996 e de 1997-2000, exerceu-os com dignidade e elevado espírito público.

Giovanni escreveu dois livros de crônicas, "Estação das Lembranças" e "Exercício de Memória", de inegável qualidade literária e de elevado valor histórico.

Muito pouco se escreveu sobre Giovanni, comparado com o legado deixado por esse titânico homem público sertanejo. Muito, contudo, poderá ainda se escrever, se não faltarem ao valoroso povo arcoverdense e aos seus certamente talentosos cronistas e pesquisadores: brio, coragem, memória e amor à nossa terra.

Encerro com uma quadra feita há muitos anos atrás por um eleitor/admirador seu (filho de Heroíno, da Pedra), que meu pai, mesmo em meio ao sofrimento decorrente de suas enfermidades, recitava de cor, com lágrima nos olhos:

"ANIMADOR DA PLATEIA, DA NOSSA FESTA NOTURNA;
FAZ A PLATEIA AGITADA, FAZ A PLATEIA SOTURNA;
DOS POLÍTICOS QUE OUVI FOI O ÚNICO QUE VI,
RUIM DE BOLSO E BOM DE URNA”.

Um comentário:

  1. Meu querido professor Giovanne Porto,você já esta no paraíso descasa em paz.Você fez parte de minha infância,qd Prefeito nos comícios na Rua dos Mascates, eu subia no palco para colocar uma faixa linda em você... minha mãe dono Rosa levava a família toda,sua voza a sua...Voz inesquecível,com como adolescente estudei no colégio Carlos Rios, e a maior alegria foi tê-lo como professor...eu ficava estática olhando de perto para senhor,era excelente ouvir sua voz achava e achava o senhor o homem mais lindo de Arcoverde com os cabelos grisalhos Os anos passaram, e que Alegria o meu PRIMEIRO VOTO PARA PREFEITO,e até o fiz de sua carreira sempre foi seu. Wilson Porto Pai o filho (PIOLHO )você eram amigos do meu irmão Vicente do da Loja Narciso Maia,Sua linda Irmã Maria Helena minha professora lembro com saudades deste tempo em Arcoverde...nossa CAPITAL DO universo. Professor Giivanne obrigada por ter feito parte da minha história, minha homenagem a você que será inesquecível para mim ...agora tenho mas uma estrela para eu admirar no universo.

    ResponderExcluir