terça-feira, 2 de março de 2021

Seis universidades de Pernambuco anunciam redução das atividades não essenciais por causa da Covid

                          Reitores de seis universidades públicas e privadas anunciaram, nesta segunda (1º), medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, diante do agravamento da situação. Segundo o Consórcio Pernambuco Universitas, uma das ações é a redução das atividades não essenciais.

O consórcio é integrado pelas Universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Agreste, Universidade Federal do Vale do São Francisco, além da Universidade Católica de Pernambuco.

O texto é assinado pelos reitores das instituições. Nelas, estudam cerca de 80 mil alunos, em prédios espalhados por todas as regiões.

Por causa da pandemia, todas elas estão com a atividades apenas pela internet. A ideia, com essas novas medidas, é evitar ainda mais a circulação nos campus, provocada pela abertura de serviços ou a realização de aulas práticas.

De acordo com o reitor da UPE, Pedro Falcão, o consórcio deu as diretrizes para as instituições ajudarem o enfrentamento da pandemia, no momento de piora do quadro. A partir disso, cada universidade pode adotar medidas práticas, conforme suas necessidades.

No caso da UPE, as aulas práticas dos cursos de saúde, marcadas para os próximos 15 dias, serão adiadas para o fim desse semestre, que vai até maio.

"Estamos entrando em contato com os responsáveis pelos cursos para que eles coloquem essas aulas práticas para depois, sem prejuízo para os estudantes", disse.

Na Federal Rural de Pernambuco, uma das medidas já anunciadas é a suspensão das atividades físicas no campus, na Zona Norte do Recife.

Além disso, estão em avaliação o fechamento de serviços no hospital veterinário e a suspensão de provas de concursos e seleções realizadas nos prédios da instituição.

"Vamos ter uma reunião no dia 12 de março para definir o que poderemos fazer para o próximo semestre letivo. Amanhã [terça] teremos reunião com o comitê de Covid para avaliar essa questão das atividades não essenciais", disse o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão.

No site, a UFPE anunciou, nesta segunda, que vai divulgar na terça (2) medidas que serão adotadas sobre as atividades presenciais. A instituição disse que está "avaliando os dados de recrudescimento da pandemia em Pernambuco".

Nenhum comentário:

Postar um comentário