quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Buíque cresce no IDEPE 2019 nos anos iniciais e finais do Fundamental

               Aos poucos a Educação de Buíque vem recuperando sua qualidade e avançando nos índices de avaliação, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, medido pelo Ministério da Educação; e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) no ano de 2019, divulgado na manhã desta quarta-feira pelo Governo do Estado. No IDEB, Buíque bateu a meta estabelecida alcançando a pontuação de 4.9 e no IDEPE, o município também apresentou crescimento. 

Segundo os dados divulgados pela Governo de Pernambuco, que premiou as três que mais se destacaram em Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais, o município de Buíque teve um crescimento de 2,6% nos anos iniciais e de 5,2% nos anos finais da educação do ensino fundamental.

Em 2018, o IDEPE de Buíque nos Anos Iniciais foi de 4,71 e ano passado passou para 4,83. Já nos anos finais saiu de 4,03 para 4,24.

Para a Secretária de Educação do município, Marilan Belisário, o resultado é fruto de esforço, planejamento e seriedade no tratamento dos recursos da área, na capacitação dos professores e na dedicação dos estudantes. Para ela, o município está caminhando para evoluir mais e mesmo em 2020, devido a pandemia, a Educação investiu maciçamente no ensino remoto.

“Tivemos que soerguer a educação de Buíque que lamentavelmente estava paralisada até finais de 2016. Cada conquista, cada ponto que crescemos no IDEB, no IDEPE, nos indica que estamos no caminho certo e que nos próximos vamos dar um salto ainda maior”, afirmou

Criado em 2015, o Prêmio Idepe é divulgado anualmente e contempla com o Bônus de Desempenho Educacional (BDE) aqueles que cumprem as metas para o indicador estadual. As variáveis utilizadas para aferi-lo são as mesmas usadas no cálculo do índice nacional (IDEB): proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio e fluxo escolar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário