terça-feira, 2 de julho de 2019

Buíque realiza reunião intermediária para a conquista do Selo Unicef


             Na semana passada, a Secretaria de Assistência Social de Buíque realizou uma reunião intermediária do Selo Unicef. O evento faz prte do calendário de atividades visando a conquista da Edição 2017-2020 do Selo pelo município. A escolha acontece em 2020 em data e local a serem definidos pelo UNICEF. A reunião aconteceu na biblioteca municipal Graciliano Ramos e teve como principal objetivo o monitoramento e avaliação do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Segundo Edivane Gomes, que assessora o articulador do Selo Unicef no município, o Secretário de Juventude, Matheus Albuquerque, a reunião intermediária “É um momento para revisão, monitoramento, reflexão e avaliação dos principais avanços alcançados pelo município no percurso do Selo Unicef. Serve para analisar a evolução dos indicadores em relação ao panorama inicial apresentado no 1º fórum comunitário e informações sobre a implementação das ações e iniciativas previstas no plano de ação pelos direitos das crianças e adolescentes, a partir do relatório de meio período”.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Teófila Valença, “assim que assumiu o governo o prefeito Arquimedes Valença determinou que nos organizássemos para trazer para Buíque o Selo Unicef. E assim procedemos ao lado das secretárias de Educação, Saúde, Juventude, Conselho Tutelar e já em 2017 fizemos a adesão ao Selo, criamos a Comissão Intersetorial Pró- Selo UNICEF e os Núcleos de Cidadania de Adolescentes – NUCA. Vamos continuar trabalhando para que em 2020 possamos ter essa conquista”, afirmou Teófila.

Ainda dentro do trabalho da conquista do Selo Unicef 2017-2020, a prefeitura de Buíque realizou em 2018 o 1º Fórum Comunitário que apresentou a Metodologia do Selo, o diagnóstico da situação da Criança e do Adolescente do Município de Buíque, apresentação da Comissão Pró-SELO UNICEF e dos 11 grupos de trabalhos com facilitadores e relator.

Já neste ano, as ações preveem uma agenda para Educação com ações como a busca ativa escolar, trajetória de sucesso escolar, auto-avaliação da educação infantil, esporte seguro e inclusivo, entre outros. Na área da juventude tem o seminário sobre competências de adolescentes. Na agenda da Assistência Social tem a prevenção e enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes e na Saúde são trabalhados temas como a gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, mortalidade de crianças e adolescentes.

“Além do que já realizamos entre 2017 e 2019 em termos de programação para a conquista do Selo Unicef, podemos destacar as melhorias  em 4 Indicadores de Impacto Social apresentados na Linha de Meio Período/2019 e de 5 Indicadores que estavam em vermelho apresentados na Linha de Base Inicial/2017, quando demos início a adesão ao selo”, afirmou Edivane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário