Começa
na próxima semana a instalação dos primeiros 10 conjuntos de motobombas, de um
total de 15, pertencentes ao sistema de bombeamento da Adutora do Moxotó. A
COMPESA é a responsável pela montagem dos equipamentos, permitindo a
antecipação do uso da Adutora do Agreste, a partir do eixo leste da
Transposição do Rio São Francisco. Os outros cinco conjuntos devem chegar
ao Estado ainda em outubro.
“Esses
primeiros cinco conjuntos vão ser montados em Cruzeiro do Nordeste, que
pertence a Sertânia. O próximo passo é fazer a montagem dos outros cinco na
Estação Elevatória 01, em Sertânia e os ouros cinco que vão ser instalados em
Arcoverde”, informa o Gerente de Obras Especiais da COMPESA, Arthur Correia .
“Essa
água vai partir do eixo leste da Transposição a partir de um conjunto de três
elevatórias, que vão levar água ate Arcoverde e de lá se interligar à
Adutora do Agreste e atender dez municípios da região. Existem diversos
municípios ainda em colapso apesar das chuvas”, complementa.
A
Adutora do Moxotó está prevista para ser concluída em dezembro deste ano e foi
a alternativa encontrada pelo Governo para que o Agreste possa receber as águas
do São Francisco ainda este ano.
Serão
beneficiados os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Venturosa,
Pedra, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano. Os
investimentos são de cerca de R$ 85 milhões.
