Arcoverde - Denunciado
por diversas vezes, o Portal da Transparência de Arcoverde segue com nove meses
de governo sem as informações legais, como cargos comissionados, licitações,
desprezando o que diz lei da Transparência, mesmo diante da provocação do Ministério
Público de Pernambuco, bem instalado numa das casas antigas e reformadas do
DNOCS, no coração de Arcoverde. Em julho, o MPPE oficiou os gestores dos
poderes municipais respectivos, para prestarem informações e tomarem
providências aptas a sanar lesividade descrita, mas até hoje continua tudo na
mesma. A prefeitura de Arcoverde, que parece viver acima da lei e gasta mais de
R 3 milhões com contratações indiretas para fugir de concurso e seleção
simplificada, segue com o Portal da Intransparência demonstrando que a lei da
transparência não passa da serra de Ipojuca. Para piorar, até mesmo no Portal
Tome Conta do Tribunal de Contas do Estado não existe nada de cargos
comissionados. Minto, tem, de 2015. Pelo jeito MPPE e TCE só funciona no
litoral.
Não morra!
Além
de não tampar buracos, não coletar o lixo nos bairros mais afastados de forma
regular, a prefeitura agora teria mais uma medida de contenção de despesas:
proibido doar caixão de defunto. Algumas pessoas foram atrás e disseram que aguardasse (?). A ordem é economizar para tentar sair do
buraco financeiro e tentar salvar o segundo mandato. O jeito vai ser apelar pra rede.
Correndo da raia
Convocado
para esclarecer sobre quais setores de Arcoverde devem ser investigados pela
Receita Federal, e porque não a Polícia Federal, afinal tem tanta gente que
trocou bode por cavalo, o padre Airton Freire mandou seu correspondente
oficial, seu irmão a uma reunião convocada pelo Comdica. Ao invés de explicar,
foi mostrar o que a Fundação Terra faz. Isso todo mundo sabe, o que ninguém
sabe e a Receita Federal quer saber quem são os setores que merecem uma visita. Pense que o religioso faria um grande gesto cristão se dissesse logo.
Fila de espera
Já
se passaram mais de 15 dias e os 179 sorteados nas casas do residencial Maria
de Fátima que não puderam fazer suas mudanças por falta dos contratos,
continuam na fila de espera. No banco do Brasil dizem que depende da Secretaria
de Assistência Social; Lá dizem que depende do Centro de Apoio aos Negócios e
Operações – CENOP. Está aí um bom trabalho para o Ministério Público de
Pernambuco agir.
Casa nova
Dinheiro não é problema na Câmara de Vereadores de Itaíba, por isso a casa legislativa resolveu fazer obras. Vai gastar R$ 103.190,95
para fazer uma reforma na casa legislativa do município. O resultado da
licitação foi publicado no Diário Oficial da AMUPE no dia 19 de setembro e a
vencedora para fazer a obra é a Nordeste Construções Instalações e Locações
LTDA. Dinheiro sobrando.
Esqueceram de mim
Assim
a Avenida Conselheiro João Alfredo, na Boa Vista/CohabI, Arcoverde, e os
moradores da área estão se sentindo ficando apenas a espera do diretor de Hollywood
para fazer o filme. O motivo: não é só um, são vários, dezenas de buracos que
se espalham ao longo da avenida recepcionando os motoristas logo no acesso
próximo ao Esporte Clube. O morador que mandou as fotos espera ser convidado
para o filme que já teria título: Imagine uma Avenida Como Você Nunca Viu: O
Extermínio dos Buracos. Cadê a usina de asfalto que era para estar por aqui?
O buraco é logo aqui
Pelos
números do portal Tome Conta (TCE), a receita da prefeitura de Arcoverde até
28/09 chega a R$ 71.096.358,29. Porém as despesas, e já retirando os valores da
AESA, já que a Arcotrans quem banca é a prefeitura, assim como a Câmara,
através do duodécimo, chegariam a R$ 73.961.027,00. Buraco? R$ 2.864.669,00. Por
isso tanto fornecedor reclama, tanta gente chia pela falta de serviços e as
obras não andam. Mas ninguém se preocupe: tá tudo planejado.
Buíque contra a Fome
A
gula que tomou de conta da prefeitura de Arcoverde que gastou mais de R$ 1
milhão em quatro anos com refeições para as diversas secretarias despertou o
apetite na vizinhança. Bem pertinho, em Buíque, a prefeitura fez uma licitação
para o fornecimento de lanches e almoços. É o programa Fome Zero para os
abençoados. Vai gastar com esse luxo a bagatela de R$ 315 mil (trezentos e
quinze mil reais). Isso é que é está em boas bocas.
Júlio: Imagine Pernambuco
A
boa da semana foi do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB). Ao analisar a
buraqueira das PE 270 e 336, que ligam Arcoverde a Águas Belas e Ibimirim a
Inajá, respectivamente, parodiou o novo slogan do governador Paulo Câmara
(PSB). Bradou: as estradas de Pernambuco estão “mais piores do que você imagina”. Ontem, o parlamentar estava em Petrolina acompanhando o Pernambuco de Verdade.
Zeca: força a agentes
Em
encontro com uma comissão de agentes penitenciários em seu gabinete, o deputado
federal Zeca Cavalcanti (PTB) deu total apoio a Proposta de Emenda
Constitucional, já aprovada no Senado, que cria as polícias penais federal,
estaduais e distrital. Com isso, os agentes penitenciários passam a ter os
mesmos direitos de um policial. Com essa medida, reconhecemos uma importante
categoria e liberamos policiais civis e militares de guarda e escolta de
presos, disse Zeca.
Regina: Vou partir
Na
próxima semana, a prefeita de Itaíba pegue a mala e parte para Brasília (DF),
de onde pretende voltar com boas novas, projetos e novas obras para os
itaibenses. Essa semana, Regina tirou para promover conferências e audiências
públicas, dando transparência e participação ao seu governo. A prefeita já
prepara um leque de licitações para em breve autorizar obras e manter Itaíba de
volta ao cominho do desenvolvimento. Acompanhando o secretário de finanças Wherbson Alves, o consultor Cesar Augusto e o advogado Pedro Melchior.
PRA PENSAR:








