sábado, 30 de setembro de 2017

Bruno Pereira acusa golpe e afirma que acusações são 'inverídicas'

           Após o afastamento do prefeito Bruno Pereira (PTB) - de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, bem como dos secretários de saúde e finanças, além de quatro servidores, a gestão convocou nesta sexta-feira (29) um coletiva para esclarecer alguns pontos investigados pela operação Tupinambá. Durante a coletiva, o prefeito foi acompanhado do senador Armando Monteiro Neto (PTB).

De acordo com o Bruno Pereira, as acusações são inverídicas. “Estou na tranquilidade de quem não fez nada de errado”. Durante a coletiva, o gestor afirmou ainda estar sendo vítima de um golpe. No entanto, questionado sobre quem seria o grupo ou pessoa responsável o gestor se evadiu. Disse apenas que “as denúncias são de cunho político e que serão esclarecidas posteriormente”. 

Sobre a alegação de sucessivas negativas diante dos pedidos de informação feitos pelos órgãos TCE e MPE, o controlador do município, José Felipe, afirmou que, através de determinação do prefeito, “a controladoria do município diligenciou todos os ofícios para que fossem protocolados e entregues, e posterior a resposta ainda foi protocolado um ofício questionando os entes sobre a existência de pendências quanto a respostas sobre os processos”. José Felipe informou que o setor jurídico da gestão está tomando todas as medidas cabíveis para reverter a situação.

Em nota na sua página no facebook, o prefeito Bruno Pereira (PTB) responde a cada item levantado pela investigação. Desde os documentos solicitados pelo Ministério Público que não teriam sido entregues, e foram, à questão da funcionária fantasma e dos documentos que teriam sido retirados da Prefeitura, e não foram. Leia o disse o prefeito Bruno Pereira que aguarda decisão da justiça para reassumir o cargo:

1- Todos os documentos solicitados pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado foram devidamente entregues e comprovam que as denúncias foram respondidas.

2- A questão da funcionária fantasma ficou esclarecida visto que foi provado que ela não recebeu nenhum pagamento da atual gestão.

3- Sobre o beneficiário da assistência para tratamento de hemodiálise, que teria recebido o suposto valor de 160mil reais, provou-se que o beneficiário realmente recebeu apenas o que ele mesmo declarou na entrevista, R$150 por mês, fato que a administração da prefeitura pode confirmar por transferência bancária.

4- Sobre os documentos que teriam sido retirados da prefeitura, tudo já foi devidamente esclarecido e provado que não passou de um mal entendido. Na verdade, os documentos estavam arquivados em uma sala não averiguada durante a operação de busca e apreensão e já foram devidamente localizados.

5- Sobre os documentos encontrados em uma escola fechada, a então responsável pela Secretaria de Assistência Social, Vanessa Costa, esclareceu que essa mudança de local dos bens ocorreu porque o prédio onde funcionava o Centro Social Urbano, o CRAS, o Bolsa Família, Coordenadoria de Cesta Básica, bem como a própria secretaria - órgão de origem dos materiais em questão - precisou ser desocupado por conta de um desabamento ocorrido há cerca de 2 meses.

A prefeitura locou imóveis para que a secretaria continuasse funcionando, mas por conta de falta de espaço nos novos locais, os documentos e mobiliário continuaram guardados na antiga escola, lacrados e trancados com chave - chave esta que encontra-se com a secretária que substituiu Vanessa à frente da pasta, Betânia Brito. Há relatórios fotográficos e documentos que comprovam o desabamento.

Ela finaliza dizendo-se estar tranquilo, com respeito ao povo, e aguardando que a justiça seja feita e os verdadeiros culpados punidos.