segunda-feira, 22 de maio de 2017

Nova eleição para prefeito de Belo Jardim será dia 2 de julho

Foto: Josué Figueira
              Foi empossado no fim da manhã desta segunda-feira (22) o prefeito interino de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, Gilvandro Estrela (PV), que assume a função após a cassação de João Mendonça por improbidade administrativa. Ele foi julgado por 7 votos a 0 no último dia 11 no Tribunal Superior Eleitoral.

Estrela chegou acompanhado do neto e da esposa no Fórum da cidade. Gilvandro recebeu a notificação do Tribunal Regional Eleitoral com a comunicação do afastamento do ex-prefeito João Mendonça. Após isso, ele foi até a sede da Câmara Municipal da cidade, onde assinou o termo de posse. No lugar de Gilvandro, à presidência da Casa Legislativa vai ficar com o vereador José Anselmo, o Tenente (PTB), que está no terceiro mandato.

Gilvando Estrela foi aliado de João Mendonça até início de 2016, quando rompeu e passou a apoiar o grupo do ministro Mendonça Filho e a candidatura de Andrea Mendonça (DEM) à prefeitura no ano passado. Agora, vai comandar a prefeitura por 40 dias, já que uma nova eleição está marcada para o dia 2 de julho.

O ex-prefeito João Mendonça (PSB), já decidiu pela candidatura de Luiz Carlos (PSB), que era seu vice. Já a oposição ainda não bateu se sai com um candidato ou mais. Na lista estão Helio dos Terrenos (PTB), Dr. Maneco (SD) e Andrea Mendonça (DEM). Com as especulações da saída de Mendonça Filho do Ministério da Educação, ele pode ser a surpresa e ser o candidato de consenso das oposições em Belo Jardim.

Ao assumir, o prefeito interino Gilvandro Estrela fez críticas a antiga gestão. "Estamos com o hospital praticamente fechado, com matadouro interditado pela justiça, ruas escuras e muita violência. O desafio é grande, mas vamos nesses 40 dias ter uma gestão transparente e não decepcionar a população de Belo Jardim", disse. São 13 vereadores na casa, com sete ficando na situação e seis na oposição ao gestor interino da cidade.