quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Pesqueira: MP recomenda a Chacon transição ordenada

       O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito Evandro Chacon, de Pesqueira, bem como aos secretários municipais, que observem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei Complementar nº101/2000) e adotem medidas para evitar problemas de ordem econômica durante a transição entre gestores nos últimos meses de mandato do atual prefeito.

De acordo com a promotora de Justiça, Andréa Porto (Pesqueira), historicamente, sobretudo no final dos mandatos, tem sido constatada a ocorrência de irregularidades nas administrações municipais, através de práticas atentatórias aos princípios regentes da Administração Pública.

Para a representante do MPPE, tais irregularidades produzem efeitos perniciosos para toda a sociedade e ônus financeiros para os cofres públicos, dificultando ou inviabilizando o desempenho dos novos gestores e, por vezes, provocando a suspensão de serviços públicos essenciais.

Dentre as diversas medidas recomendadas pelo MPPE estão a manutenção dos serviços básicos e essenciais prestados pelo município e da normalidade de todos os atos da administração municipal, especialmente no que se refere à prestação dos serviços públicos essenciais, tais como saúde, educação e limpeza pública.

Deverão ser mantidas rigorosamente em dia as folhas salariais dos servidores e os pagamentos dos serviços básicos, tais como água, energia elétrica e telefone, além do funcionamento pleno do Portal da Transparência, no formato previsto pela Lei de Acesso à Informação (LAI – Lei Federal nº12.527/2011).

Evandro Chacon (PSB) foi derrotado de forma histórica pela esposa do ex-prefeito e atual deputado estadual, João Eudes (PRP), Maria José do Partido Republicano Progressista. Maria José foi eleita com 19.894 votos (79,45% dos votos válidos) contra 4.148 de Evandro Chacon (16,57%).