terça-feira, 29 de março de 2016

H1N1 avança por 11 Estados e mata 46 pessoas no país

           O Brasil já acumula 305 casos de gripe H1N1, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Os registros são de casos notificados até 19 de março. A maior parte dos doentes está concentrada no Estado de São Paulo, com 266 casos. Outros Estados com notificações da doença são: Santa Catarina (14); Bahia (10); Pernambuco (5); Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal -cada um com três casos; Mato Grosso (2) e um registro nos Estados de Mato Grosso do Sul, Pará, Ceará e Paraná.

Ainda segundo a pasta da saúde, pelo menos 46 pessoas morreram por complicações da doença em todo o país. O Estado de São Paulo também detêm o maior número de óbitos: 38. Os números de infectados e mortos pela gripe H1N1 no primeiro trimestre deste ano já é superior a todos os registros em 2015 -no ano passado, 141 pessoas foram infectadas e outras 36 morreram de H1N1.

Bahia e Minas Gerais registraram dois óbitos cada um; e Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Ceará, com um óbito cada. O governo paulista decretou surto da doença e, conforme a Folha antecipou, pediu ao Ministério da Saúde a antecipação da vacinação contra o vírus influenza no Estado. A vacina já foi antecipada, com lotes do ano passado, na região noroeste do Estado, assim como ocorrerá com profissionais de saúde da capital.