segunda-feira, 5 de julho de 2021

Arquimedes assina termo de adesão ao Selo Unicef e Prêmio Prefeito Amigo da Criança

                     Vencedor da edição 2017/2020 dos prêmios Selo Unicef e Prefeito Amigo da Criança, o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, assinou na manhã desta segunda-feira (05) os termos de adesão as novas edições das premiações referente ao período de 2021/2024, ao lado da Secretária de Assistência Social, Teófila Valença, que coordena as ações dos dois prêmios no município. Na solenidade restrita devido a pandemia, o prefeito ressaltou a importância do momento.

“Graças ao empenho de nossas secretárias de Assistência Social, Saúde, Educação e do secretário de Juventude, Buíque conquistou essas duas importantes premiações em 2020. A sua importância não é pelo prêmio que recebemos, mas pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido em defesa das crianças e adolescentes que melhoraram a sua qualidade de vida ao longo dos últimos quatro anos. Hoje, assumimos um novo compromisso de avançar, superar as metas da edição passada e somar mais essa conquista”, afirmou o gestor.

Presentes a assinatura do termo destas novas edições, além da Secretária de Assistência Social, a Secretária de Saúde, Janice Rodrigues; da educação, Marilan Belisário; de Juventude, Matheus Albuquerque; a Secretária Adjunta de Assistência Social, Karla Cybelle; e a assistente social, Edvane Gomes, que acompanha as ações desenvolvidas no sentido de cumprimento dos indicadores propostas pela Unesco (Selo Unicef) e pela Abrinq (Prefeito Amigo da Criança).

Segundo Edvane, que compõe a comissão de mobilização municipal do selo, na edição passada Buíque disputou a o Selo Unicef com outros 123 município pernambucanos, sendo um dos 35 certificados devido ao cumprimento das metas estabelecidas pelas Nações Unidas. Foi a primeira certificação de Buíque. Segundo ela, resultado do compromisso da gestão.

“O município mostra que tem um diferencial pelo compromisso assumido pelo prefeito em responder com ações importantes, voltadas a minimização dos riscos que promovem a desigualdade social das crianças e adolescentes e suas famílias, nas diversas esferas de seu governo”, afirmou.

Já no prêmio de Prefeito Amigo da Criança conquistado também pela primeira vez no ano passado, Buíque disputou com outros 1.570 municípios brasileiros e destes, 101 pernambucanos, sendo uma das 11 gestões contempladas com tal premiação que existe desde 1996, indicando os municípios com experiências mais exitosas nas políticas para crianças e adolescentes. 

A secretária de Assistência Social, Teófila Valença, que coordena tanto o Selo Unicef como a premiação da Abrinq, ressaltou que as conquistas da edição passada é fruto da interação entre as diversas secretarias envolvidas, do compromisso do prefeito com as crianças e adolescentes e principalmente do trabalho desenvolvido por cada pasta para melhorar a qualidade de vida da população, principalmente desse público contemplado pelo Selo Unicef e o Prefeito Amigo da Criança.

Com a adesão às iniciativas, o município passa a ser acompanhado pelas equipes do UNICEF e de seus parceiros implementadores para apoiar a realização de ações que visam melhorar a vida de crianças e adolescentes no município. Ao longo de quatro anos, a gestão municipal terá acesso a formações, conteúdos programáticos, acompanhamento de seus indicadores e de planos de ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário