domingo, 14 de março de 2021

Itaíba: Assistência Social inicia Programa Vida Ativa nesta segunda-feira (15)

                      A partir desta segunda-feira (15), a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Itaíba retoma um projeto inovador que visa levar atividades físicas e saúde para a população coberta pelos programas sociais do município. Trata-se do Projeto Vida Ativa que, segundo o secretário Arnon Vieira Ramos, retorna ainda mais forte e ampliado.

“Estamos retomando as atividades do Vida Ativa, atento aos protocolos de enfrentamento à Covid-19, e desta vez trazendo novidades, novos serviços e ações, como novas atividades de educação física, coordenação motora, exercícios localizados; dança aeróbica, ginástica, circuito de treinamento funcional e ginástica e aeróbica localizada; tudo voltado para a saúde de nossos munícipes”, afirmou ele lembrando do compromisso da prefeita Regina Cunha com as pessoas mais carentes.

O projeto consiste de aulas de atividades físicas, movimento e saúde, atendendo prioritariamente os beneficiários e usuários da Secretaria de Assistência Social e seus equipamentos, a exemplo dos Cras sede, Cras Negras; Creas, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

As atividades do projeto Vida Ativa recomeçam nesta segunda, inicialmente, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV), obedecendo todas as normas e orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e os decretos estaduais e municipais de enfrentamento ao novo coronavírus. Serão beneficiados os usuários e beneficiários dos equipamentos sociais e famílias em risco de vulnerabilidade social e pessoal, grupos de idosos, etc.

De acordo com Arnon Vieira, “as atividades físicas são parte importante na solução e combate a Covid-19. Pesquisas apontam que as internações em pacientes ativos é 35% menor e cientistas mostram que a atividade física produz a irisina, um hormônio que bloqueia o transporte do novo coronavirus para dentro das células”. Ele frisa ainda que as atividades do Projeto Vida Ativa contribuem para a redução de comorbidades de risco para a Covid-19, a exemplo da obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, entre outras.

O secretário de Assistência Social e Cidadania lembra que todos os protocolos serão realizados, com o uso de máscaras, controle de quem entra, aferição de temperatura,restrição do número de frequentadores,demarcação de distanciamento e rodízio dos participantes para evitar aglomerações. As aulas serão ministradas pela experiente educadora e professora de educação física, Iasminny Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário