domingo, 14 de março de 2021

EXAME/IDEIA: Para 52%, culpa da vacinação atrasada é de Bolsonaro

                      Na próxima semana, o Brasil vai completar dois meses desde que a primeira pessoa foi imunizada contra a covid-19. Neste período, o país aplicou pelo menos a primeira dose em mais de 9,5 milhões de pessoas, o equivalente a 4,5% da população. Apesar de ter tradição em grandes campanhas de imunização, o Brasil está atrás de países como Estados Unidos, Israel, Chile e Reino Unido.

Para 52% dos brasileiros, a culpa deste atraso na vacinação é do presidente Jair Bolsonaro. Entre os entrevistados, 19% consideram que a responsabilidade é dos governadores, e outros 4% entendem que é dos prefeitos.

Os dados são da mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, projeto que une Exame Invest Pro, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre os dias 8 e 10 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. 

“E esse levantamento mostra que a avaliação do presidente é diretamente influenciada pelo ritmo de vacinação. Os entrevistados que o desaprovam o governo mostram Bolsonaro como principal responsável pela vacinação lenta. Esta percepção é mais forte no Nordeste [60%] e nos entrevistados de ensino superior [64%]”, explica Maurício Moura, fundador do IDEIA.

O levantamento também mediu a aprovação do presidente Bolsonaro e fez uma avaliação do governo. Segundo os dados, o governo Jair Bolsonaro é considerado ruim e péssimo por 46% da população contra 28% que considera ótimo ou bom e 24% regular. Outros 2% não opinaram. No Nordeste, o percentual de desaprovação de Bolsonaro chega a 54%. No tocante a avaliação se aprova ou não como o presidente está governando, 45% disse que desaprova e apenas 26% aprova a conduta de Bolsonaro à frente da presidência.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário