quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Buíque começa vacinação de idosos a partir dos 85 anos nesta quinta (28)

                    A Secretaria de Saúde de Buíque informou na manhã desta quarta-feira (27), que já chegaram ao município as vacinas da Astrazeneca/Oxford que são destinadas a imunizar as pessoas com mais de 85 anos, segundo determinação da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. A vacinação começa nesta quinta-feira (28). As pessoas que integram esses grupos ou seus responsáveis, podem se dirigir a Unidade Básica de Saúde – UBS mais próxima para obter informações. Para a secretária de Saúde, Janice Rodrigues, mais um grande momento da luta contra a Covid-19 que acontece.

“Graças a Deus, mesmo não sendo o quantitativo ideal, as vacinas estão chegando e com o apoio do prefeito do município, Arquimedes Valença, estamos tendo as condições necessárias de imunizarmos a população, segundo os grupos prioritários definidos pelos Governos Federal e Estadual. Estamos só no começo, mas com a garra de nossa equipe e a força de Deus, vamos vencer essa luta”, afirmou. 

Segundo a Coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Buíque, a enfermeira Michelle Novaes, o município recebeu 43% do total de doses necessárias para cobrir o público alvo. Com isso, serão vacinados nesta primeira etapa 391 idosos. A vacinação ficará responsável pela enfermeira de cada unidade de saúde, a quem caberá promover a imunização seguindo os critérios estabelecidos pela Secretaria de Saúde e informando o andamento da imunização.

Como os municípios não estão recebendo o quantitativo total para imunizar esses idosos e conforme a nota informativa do estado, liberada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, a coordenação do PNI em Buíque vai adotar a estratégia de imunizar prioritariamente os idosos mais fragilizados, que tenham associado ao fato é idade as comodidades já definidas nos protocolos do Ministério da Saúde, como diabetes, câncer, hipertensão, etc. Esse que são mais susceptíveis serão visitados pelas equipes de vacinação em suas residências já a partir desta quinta-feira (28). 

A grande preocupação da Secretaria de Saúde é quanto ao uso correto e o desperdício de vacina, estimada em 5%, já que, diferente a Coronavac/Butantã, os frascos da vacina da Astrazeneca/Oxford são de multidoses e só podem ficar, no máximo, 06 horas aberto. Cada frasco dá para imunizar 10 pessoas e o material já está na secretaria de Saúde do município, como informa Michelle Novaes. 

“Já repassamos para toda a equipe de saúde do município que as doses da vacina da Astrazeneca/Oxford destinadas a imunização das pessoas com 85 anos ou mais já se encontram no PNI, na sede da Secretaria de Saúde, para serem retiradas a partir das primeiras horas desta quinta-feira, dia 28. As doses serão entregues mediante a apresentação do levantamento populacional desse público alvo por cada UBS”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário