sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Eleição para nova Mesa Diretora da Alepe acontece nessa sexta-feira (04)

                   Com os bastidores da disputa pela Presidência da Assembleia Legislativa (Alepe) efervescendo, o presidente da Casa, Eriberto Medeiros (PP), marcou para esta sexta-feira (4) a eleição para a nova Mesa Diretora. A data foi publicada na edição desta quinta-feira (3) do Diário Oficial. O movimento pegou de surpresa parte dos legisladores, em especial, da oposição.

Pelo regimento da Casa, a eleição da Mesa Diretora pode ser convocada entre 1 de dezembro até fevereiro do ano correspondente ao próximo exercício. A decisão incendiou os bastidores da Casa. O deputado estadual Álvaro Porto, que colocou seu nome na disputa pela presidência da Casa, afirmou que causou estranheza a decisão do presidente da Casa, Eriberto Medeiros (PP), de marcar a eleição da Mesa Diretora para essa sexta. Para Porto, o processo está começando de forma errada. Ele lembra que a decisão foi tomada pelo presidente, na calada da noite, sem combinar com os líderes ou mesmo com a atual Mesa Diretora. Medeiros é candidato à reeleição.

Entre os parlamentares, a antecipação foi vista como uma tentativa de Eriberto Medeiros de se antecipar ao surgimento de movimentos rebeldes no Legislativo e evitar que a disputa ganhe intensidade maior. Haveria uma precaução com uma possível exposição da Casa e acirramento dos ânimos internos. 

Também há uma expectativa judicial sobre a disputa. Hoje, o Supremo Tribunal Federal (STF) julga a possibilidade de mudar as eleições nas Assembleias Legislativas e do Congresso Nacional, o que pode alterar o movimento dos deputados pernambucanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário