quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Profissionais da Saúde podem voltar a tirar férias em Pernambuco


                 Profissionais da Saúde tiveram suas férias suspensas em Pernambuco, por conta da pandemia da Covid-19, desde o último dia 21 de março. Mas, a partir do mês de setembro, o grupo poderá gozar férias segundo autorização dada pelo Governo de Pernambuco nessa terça-feira (25). Desde o início de emergência em saúde pública, quase 10 mil profissionais foram convocados, contratados ou remanejados para atuar na linha de frente do combate ao vírus. 

"Inicialmente, anunciamos a suspensão das férias como uma das medidas para garantir o combate à pandemia da Covid-19 em Pernambuco. Agora, com a queda dos números, estamos considerando a importância e necessidade de cuidar do servidor/colaborador e recompor com agilidade a força de trabalho para manutenção da prestação dos serviços de saúde. Também é preciso regularizar a situação funcional desses servidores quanto à acumulação de período de férias não gozado", defendeu o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Estão incluídos na programação das férias os servidores efetivos, com vínculo por CLT, terceirizados, cedidos, cargos comissionados e contratados por tempo determinado, que estejam em trabalho presencial ou remoto, como nos programas de teleatendimento Atende em Casa e Acolhe SES, que oferece suporte psicossocial e orientações sobre a rede de serviços de saúde. No entanto o Governo do Estado avisa que, caso haja mudança no cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19 no Estado, poderá haver mudanças.

De acordo com as modificações, as férias programadas, inicialmente, para abril de 2020 podem ser gozadas em setembro do mesmo ano; servidores que estavam programados para os meses de maio e junho de 2020 poderão gozar as férias em outubro de 2020; já quem iria ter a licença no mês de julho de 2020 será contemplado com as férias em novembro de 2020; os meses de agosto e setembro de 2020 serão beneficiados com a licença em dezembro de 2020; funcionários que tiveram as férias programadas para outubro e novembro de 2020, serão contemplados no mês de janeiro de 2021 e os servidores que seriam beneficiados com as férias no último mês do ano, dezembro de 2020, tiram férias em fevereiro de 2021. A programação de férias para o ano de 2021 só poderá ser permitida a partir de março de 2021. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário