sexta-feira, 17 de julho de 2020

Clarão no céu do Sertão de Pernambuco foi um meteoro do tipo bólido


                O clarão no céu seguido por ruído intenso que surpreendeu moradores de algumas cidades do Sertão de Pernambuco na noite desta quarta-feira (15) e teve ampla repercussão nas redes sociais foi um bólido, tipo de meteoro que atravessa a atmosfera do planeta e, de acordo com a sua inclinação, pode causar um forte lampejo seguido de estrondo. Até o momento, as informações indicam que o fenômeno ocorreu às 18h59min (horário de Brasília) e foi visto também em algumas cidades da Paraíba, do Ceará e da Bahia. As informações são da ONG Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) e do AstroPE - Grupo de Astronomia de Pernambuco.

De acordo com análises preliminares da Bramon, o bólido entrou na atmosfera nas proximidades de Serra Talhada (PE), ficou nítido inicialmente entre os municípios de Princesa Isabel (PB) e Carnaíba (PE) e seguiu na direção sudeste, desaparecendo no céu a sul do município de Arcoverde (PE). A instituição afirma que segue trabalhando em busca de definir a órbita do meteoroide, bem como estimativas de tamanho e massa do objeto. O bólido foi registrado por pelo menos sete câmeras do site Clima Ao Vivo, através de torres da Atel Telecom.

O AstroPE também está investigando a trajetória para descobrir se o objeto deixou algum vestígio físico no solo - material chamado de meteorito. "A grande maioria dos objetos com essas características se fragmentam, se pulverizam ainda no ar. Mas existem também aqueles que conseguem resistir à atmosfera e caem no solo", explica James Solon, fundador e coordenador do AstroPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário