sexta-feira, 22 de maio de 2020

Itaíba prorroga pagamento do IPTU e faz balanço de ações contra o Covid-19


             Na tarde desta sexta-feira (22), a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (Podemos), assinou decreto prorrogando o pagamento da cota única do Imposto Predial Territorial da Urbano – IPTU do exercício 2020 para o dia 31 de agosto deste ano. A decisão que vai beneficiar todos os contribuintes do município, se insere entre as medidas tomadas no enfrentamento a crise da pandemia do novo coronavírus que vem sendo tomadas pela prefeita desde meados de março.

Regina ressaltou que a medida se faz urgente diante a crise financeira que afeta todos os moradores da Itaíba decorrentes das restrições das atividades econômicas devido ao isolamento social para fins de proteção à vida, em razão do Covid-19. A prefeita também aproveitou reunião com sua equipe para fazer um balanço das ações que vem sendo desenvolvidas desde meados de março, quando se iniciou a pandemia.

Ela destacou os decretos já editados, entre eles o que suspendeu as aulas e efetivou as restrições de mobilidade como forma de garantir a vida e as ações desenvolvidas pelas secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

Na saúde, além de duas obras importantes entregues como as novas UBS José Severiano e a de Caraíbas, que chegaram para reforçar o trabalho durante a pandemia, o secretário Pedro Teotônio revela mais dados, como o investimento na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, como máscaras, luvas, óculos, macacão, álcool em gel, entre outros. Além disso, foram adquiridos 02 monitores multi-parâmetro, 02 bombas de infusão, 01 DEA, 02 respiradores, 01 Raio-X, 01 CR digita, Ichroma II para realização de teste rápido a partir do quinto dia dos sintomas e 10 Lavatórios COVID-19. Boa parte desses equipamentos para o Hospital Municipal João Vicente que ganhou 13 leitos exclusivos para o Covid-19. Investimentos que somam mais de R$ 500 mil, quando até agora a prefeitura de Itaíba recebeu de recursos extras para o combate a pandemia apenas R$ 235 mil. Sem falar no pagamento de novos profissionais que foram contratados para atuarem nas barreiras sanitárias, no Hospital de Campanha e também capacitação dos profissionais de saúde. Paralelo a isso, tem o trabalho de higienização das ruas da cidade e dos distritos. 

Na Assistência Social, o trabalho dentro do combate a pandemia atuou em várias frentes como revela o secretário Arnon Vieira, como a distribuição de cestas básicas as famílias em situação de vulnerabilidade social; distribuição de mais de 5 mil máscaras as famílias carentes, nas filas de bancos, lotéricas, praças, espaços públicos, nos Cras e Creas de Itaíba e Negras, e em ações no Jirau. Foram ainda distribuídos 300 kits com sabonete, álcool em gel, máscaras e toalhas a famílias vulneráveis.

Por sua vez, a Secretaria de Educação garantiu a destinação da merenda escolas aos quase 6 mil alunos da rede municipal de ensino, através do kit merenda. Segundo Júnior Brandão, estão sendo distribuídas 50 toneladas de alimentos, sendo a primeira etapa em abril e a outra acontece agora na próxima semana.

A prefeita Regina Cunha fechou o balanço ressaltando que paralelo a todas as ações de saúde, educação, assistência social que estão sendo feitas desde os primeiros dias da pandemia, o trabalho segue nas demais secretarias, dentro das limitações, com a reforma de estradas, requalificação de calçamentos, construção de 02 grandes escolas municipais, academia da saúde no Jirau, casas populares, praças, entre outras.

“Graças a Deus estamos trabalhando, dia e noite, pra salvar vida, cuidar das pessoas, sem olhar a cor e nem a política, porque vida não tem cor e nem partido. Enquanto se preocupam com votos, críticas e nada fazem, nós trabalhamos, incansavelmente, e vamos continuar porque Itaíba e seu povo vai superar essa crise, vai dar a volta por cima e vamos comemorar nossa vitória com um grande abraço em nossa amada terra lá na frente”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário