domingo, 19 de abril de 2020

Buíque segue sem nenhum óbito por Covid-19 confirmado

                A Secretária de Saúde de Buíque, Janice Rodrigues, informou na manhã deste domingo (19) que até o momento não há nenhum registro de óbito motivado pela infecção do novo Coronavírus, o COVID-19, como vem sendo informado em blogs e sites de informação. “Existem sim dois casos em investigação, suspeitos e um deles foi a óbito no dia de ontem e que já tiveram seus exames enviados para o Laboratório Central de Pernambuco – LACEN, mas até o momento os resultados não foram liberados e por esse motivo não podemos dizer que seja um óbito confirmado, ele permanece como caso suspeito até sair o resultado”. disse.

Segundo ela, a secretaria vem realizando todos os protocolos e medidas determinadas pelo Ministério da Saúde no tocante aos casos suspeitos e confirmados e, sempre que ocorram, sendo publicados de forma transparente. Janice ressalta que as verdadeiras informações e notícias no tocante ao enfrentamento ao coronavírus e possíveis casos, inclusive de óbitos, irão sempre constar do boletim oficial divulgado na fanpage da prefeitura.

Janice Rodrigues também falou sobre o caso da pessoa que foi sepultada no distrito do Carneiro, tendo falecido na cidade de São Lourenço e com identificação para o Covid-19. De acordo com ela, a Secretaria de Saúde e Prefeitura só tomaram conhecimento do fato após a escuta de áudios divulgados em redes sociais pelos familiares.

“Nem a funerária, nem o Hospital, ou mesmo o órgão de saúde que acompanhava o caso na cidade do Grande Recife, se comunicou com a secretaria de Saúde de Buíque para informar sobre o caso. Foi ato ilegal, contrariando todos os protocolos do Ministério da Saúde quanto ao sepultamento de pessoas suspeitas ou confirmadas para o Covid-19. Já acionamos o jurídico do município e estamos rastreando todos os passos desse paciente desde São Lourenço até aqui”, afirmou.

Ela revelou ainda que a equipe de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, acompanhada de outra equipe da Defesa Civil, se deslocou para Vila do Carneiro para identificar o nome de todas as pessoas que estiveram tanto no velório quanto no sepultamento e cada pessoa foi orientada que entrassem em quarentena e serão  acompanhadas e monitoradas pela equipe de saúde da família da localidade conforme os protocolos do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário