quinta-feira, 5 de março de 2020

Pernambuco registra mais dois casos suspeitos do novo coronavírus


               Pernambuco teve mais duas notificações para possíveis casos suspeitos do novo coronavírus, nesta quarta-feira (4), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Há seis sob investigação e 11 foram descartados, totalizando 17 registros. Também foi anunciada uma parceria com a Secretaria de Educação para orientar alunos da rede estadual sobre a nova doença e formas de evitar o contágio.

No Brasil, são 530 casos suspeitos e três confirmações para a Covid-19, doença causada pelo novo vírus. De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, não há, atualmente, nenhum paciente internado nas unidades de referência do estado.

“Houve uma notificação sobre uma pessoa idosa, uma mulher de 69 anos, e outra de uma mulher de 56 anos. Mas todos estão clinicamente bem. Em todos os casos, os pacientes vieram da Itália e tiveram sintomas respiratórios semelhantes aos do novo coronavírus”, afirmou o secretário.

Segundo o coordenador do Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde (Cievs), George Dimech, o número de casos suspeitos está dentro do esperado.

“Com o aumento da lista para os Estados Unidos, a perspectiva é de aumento. Todos esses casos estão em isolamento domiciliar. Há nove mulheres com casos suspeitos e oito homens. Sempre temos treinamentos constantes com os técnicos de saúde para fazer atualizar os protocolos que estão sendo utilizados”, disse Dimech.

Do total de casos descartados, três não tiveram exames laboratoriais positivos para nenhum vírus respiratório. Três foram positivos para Influenza-B, quatro para Influenza-A (H1N1) e um para Beta coronavírus OC43, que não possui relação com o vírus da Covid-19 e tem registros no Brasil há anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário