quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Buíque inicia ciclo de monitoramento para o Programa Previne Brasil


              Na manhã da última terça-feira (04), a Secretaria de Saúde de Buíque deu início ao ciclo de monitoramento de Cadastramento e orientações nas Unidades Básicas de Saúde para o Programa Previne Brasil. A ação está sob a organização da s Coordenações da Atenção Básica e do PNI do município, comandadas pelas enfermeiras Soraia Oliveira e Michele Novaes, respectivamente.

Segundo a Secretária Janice Rodrigues, “este programa está vigente desde janeiro como regra do financiamento da Atenção Primária a Saúde, tendo em vista as mudanças dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios que ocorrerá através do pagamento por desempenho”.

De acordo com Janice, essa regra traz que o incentivo financeiro será calculado com base nos resultados de indicadores de atendimento das equipes de saúde e para tal feito, o cadastramento organizado é de vital importância.

Para repassar a nova sistemática, as coordenadoras foram estiveram visitando as equipes das Unidades Básicas de Saúde do Carneiro, Catimbau e Serrinha. A programação contemplará até a próxima semana todas as demais unidades para levar as estratégias planejadas e garantir o compromisso da gestão com a saúde da população de Buíque.

O Programa Previne Brasil vai promover uma verdadeira reestruturação na forma que o Governo Federal distribui recursos para os municípios. Agora, ganha mais quem cuida mais da saúde dos brasileiros. São três critérios: o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, principalmente quem recebe benefícios sociais, crianças e idosos; a melhora das condições de saúde da população, como impedir o agravamento de doenças crônicas como diabetes e redução de mortes de crianças e mães; e ainda a adesão a programas estratégicos, como Saúde Bucal e Saúde na Hora, que amplia o horário de atendimento à população dos serviços, abrindo durante o almoço, à noite ou aos fins de semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário