quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Pernambuco tem a segunda pessoa mais velha do mundo

Foto reprodução
              A pessoa mais velha do mundo, uma idosa que mora no Japão, celebrou 117 anos no domingo (5). No bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, uma aposentada não tem o mesmo título, mas comemorou, nesta terça (7), seu 116º aniversário, marca festejada como um recorde mundial como revelou reportagem da jornalista Bianca Carvalho à Globo News.

Nascida em 7 de janeiro de 1904, conforme consta na certidão, Severina da Conceição Nascimento comemora a idade nova ao lado de filhos, netos, bisnetos e tataranetos. A festa ocorre no sábado (11), mas a celebração teve início antes, com direito a “Parabéns pra você” no início da manhã desta terça.

A contagem dos 16 filhos que teve ao longo da vida é a única de que tem certeza. “Netos, eu não falo mais não. É muito neto, bisneto, tataraneto. Maridos eu também não conto”, afirmou a aposentada, que, antes, trabalhou como cozinheira em um engenho da Zona da Mata de Pernambuco.

Carregando o nome de Nossa Senhora da Conceição, Severina desenvolveu, ao longo da vida, a devoção pela santa. “Todo ano ela sobe o morro. No ano passado, minha irmã foi com ela e, se deixar, ela vai sozinha”, disse um dos filhos da idosa, Aluizio da Silva, de 76 anos.

Aluizio acredita que a longevidade da mãe tem relação com a disposição dela para acordar cedo. “Todo dia ela acorda às 5h. Eu tenho essa idade, mas só acordo cedo para trabalhar. Quando a gente chega no médico, ele diz que a saúde dela é melhor do que a dos filhos”, contou.

Lúcida e risonha, a idosa se empolga ao falar das atividades que faz. “Eu cozinho, lavo, faço cobertas [de costura], faço tudo. Eu enxergo tudinho, graças a Deus”, disse Severina, mencionando a boa visão que possui.

“Antigamente ela bebia, mas hoje em dia deixou. Só toma uma cervejinha de vez em quando. E vai tomar para comemorar o aniversário. É uma alegria muito grande”, afirmou Aluizio. Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário