quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Blogs que anunciaram propaganda do Governo de Goiás viram casos de polícia


               A Polícia Civil de Goiás deflagrou na manhã de hoje (23), a Operação Sofisma, cujo objetivo é desvendar um esquema de corrupção operado entre os anos de 2015 e 2017 dentro da estrutura de comunicação do Governo de Goiás e que consistia no direcionamento de verbas públicas para sites e blogs ligados ao grupo que comandava o executivo estadual.

Foram alvos da operação de hoje o dono do site Goiás24Horas, Cristiano Silva, os blogueiros Cleuber Carlos do Nascimento, Eni Isabel de Aquino Alves e Luiz Gama e também os ex-servidores públicos estaduais João Furtado de Mendonça Neto, Luiz José Siqueira e Manoel Xavier Ferreira Filho, além de Antônio Augusto Passos, Márcia Regina de Paiva e Carlito Ramos Verano.

A ação decorre de representação criminal do Ministério Público de Goiás, em peça assinada pelo promotor de Justiça Fernando Krebs, da 57ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público.

De acordo com a denúncia enviada a Polícia Civil, o Ministério Público alega que Cristiano Silva seria o dono e editor do Blog Goiás24Horas, que durante o governo do tucano Marconi Perillo recebeu vultosas verbas públicas para disseminar factoides em favor do Governo de Goiás e outros atacando os adversários dos então mandatários do Estado, com cunho eminente político e sem nenhum conteúdo institucional.

O promotor Fernando Krebs, hoje licenciado do MP-GO, lembra que já estão em curso três ações cíveis de improbidade administrativa, onde são apuradas as condutas delituosas dos envolvidos, as quais tem por fundamento a comprovação de que o Estado de Goiás, por meio do Grupo Executivo de Comunicação do Estado de Goiás (Gecom) e o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), contratou, sem licitação, os Blogs Goiás 24Horas, Canal do Gama e Blog do Cleuber Carlos, o que configuraria crime contra o erário.

Fernando Krebs ressalta, ainda, que foram efetuados pagamentos pelos supostos serviços prestados pelos blogs em valores superfaturados para veicularem publicidade digital, com preço igual ou superior ao cobrado por grandes mídias e portais de notícias com milhões de visualizações mensais.

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