sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Sandra Passarinho sai da Globo após 50 anos de casa


               Sandra Passarinho, 69, primeira correspondente da Globo na Europa, decidiu deixar a emissora após 50 anos de contrato. A informação da saída da repórter foi divulgada pela própria Globo nesta sexta-feira (20).

O diretor-geral de jornalismo da emissora, Ali Kamel, escreveu um comunicado sobre a demissão da jornalista. "Quero agradecer à Sandra pela imensurável contribuição que ela deu ao jornalismo da Globo e ao jornalismo brasileiro. E por ter inspirado tantos e tantos profissionais. Entre eles eu, que sempre parei quando via uma reportagem dela no ar. Desde a década de 1970", afirmou Kamel.

Desde os 19 anos de idade na emissora, Passarinho chegou a ser estagiária e depois se transformou em um grande nome do jornalismo. Seu apelido, dado por Borjalo, se tornou uma verdadeira marca, segundo opinião de Kamel. Laukenickas é o verdadeiro sobrenome da comunicadora, filha de pai lituano e mãe brasileira.

"No começo daquela década [1970], enquanto a censura dificultava a cobertura dos fatos nacionais, o noticiário internacional era a saída possível. Em 72, Sandra já fazia sua primeira aproximação com os fatos que ultrapassavam as nossas fronteiras. Com uma bagagem cultural expressiva e o domínio de línguas, foi convidada para ser editora do recém-criado Jornal Internacional, um jornal com ênfase em notícias do exterior e imagens de agências, que era veiculado à noite", relembrou o diretor-geral de jornalismo.

Aos 24 anos de idade apenas, Passarinho já cobria grandes desdobramentos internacionais como a Revolução dos Cravos, em Portugal, ao lado do cinegrafista Orlando Moreira. "Era o olhar brasileiro no meio de um acontecimento que chamava a atenção do mundo." O sucesso da cobertura fez com que Sandra se tornasse uma "jovem repórter itinerante no exterior."

Depois de oito anos correndo a Europa e o mundo, Passarinho fez um breve intervalo com a Globo. Entre 1982 e 1985 trabalhou para o serviço brasileiro de notícias da BBC, e colaborou com TVs da Alemanha e Finlândia. Também passou um ano como correspondente internacional da TV Manchete.

Outros vários jornalistas deixaram a Globo neste ano, como Mauro Naves, Ivan Moré e Dony de Nuccio. Muitos deles foram contratados pela CNN, caso de Cris Dias, Monalisa Perrone, Evaristo Costa e do casal Mari Palma e Phelipe Siani.


Nenhum comentário:

Postar um comentário