sábado, 26 de outubro de 2019

Prefeitura de Itaíba emite nota sobre avaliação em ranking de prefeitos

         Em relação a publicação realizada pela ONG LIBERDADE PE, em divulgação de “Ranking de Prefeitos Pernambucanos”, em respeito ao povo de Itaíba, prestamos os seguintes esclarecimentos: 

1 – Conforme se vê, os dados coletados pela ONG para formação das estatísticas decorrem de 2017 para trás, ou seja, foram obtidos antes das atuais mudanças que vêm sendo empreendidas pelo atual governo.

2 – Os dados são importantes e demonstram o que vem sendo demonstrado por essa gestão, qual seja, o cenário de caos financeiro e administrativo herdado que colocava Itaíba nos piores cenários e como um dos piores lugares para se viver no Estado de Pernambuco.

3 – Apenas para rememorar o estilo anterior de governar e tratar o povo, é importante ressaltar como a gestão atual encontrou o Município: a) Sistema educacional deteriorado, com crianças estudando em escolas totalmente sem condições mais básicas, como existência de banheiros, desprovidas de merenda, fardamento, material escolar, professores sem direito ao recebimento do valor do piso no devido tempo e modo e com transporte escolar realizado de forma incompleta com ônibus sem nenhuma segurança aos alunos; b) Inexistência de atendimento de saúde nos moldes exigidos pela lei, sem quadro de médicos e profissionais suficientes para atendimento do que há de mais básico para a população, ausência de meios de transportes, eis que anteriormente a 2017, as ambulâncias chegaram a transportar mais de oito pessoas por viagem, sem qualquer tipo de equipamento. Sistema de vacinas em atraso. 

Atendimentos em favor da criança, da mulher e odontológico realizados de forma superficial; c) Dívidas deixadas em valores próximos a dez milhões de reais, com a Receita Federal do Brasil, INSS, IPREV, com fornecedores, inclusive com os sistemas de abastecimento de água e energia elétrica cortados em diversas repartições públicas; d) Salário de dezembro e terço constitucional de férias do ano de 2016 sem pagamento; e) Prefeitura inadimplente em mais de cinco milhões de reais decorrente de valores recebidos do Ministério das Cidades, Ministério do Turismo, FNDE, Caixa Econômica Federal e FUNASA, para construção de obras, entretanto, os valores foram utilizados sem a prestação de contas, o que ocasionou a permanência por mais de dez anos do nome de Itaíba no CAUC – O SERASA dos Municípios. 

4 – Com a força e o trabalho de uma mulher guerreira, honesta, que fala e vive humildemente como seu povo, o cenário é outro: a) Itaíba possui o melhor sistema educacional do agreste do Estado de Pernambuco. Todas as escolas estão sendo reestruturadas e outras construídas. As crianças se alimentam de merenda de qualidade. Possuem fardamento completo, livros e kits de materiais escolares, de qualidade superior. As rotas de transporte escolar levam as crianças aos destinos de forma pontual e completa; b) O número de atendimentos médicos e de assistência básica aumentaram de forma significativa. Vários procedimentos são realizados na própria rede municipal, e em havendo necessidade, ambulâncias estão a postos para o deslocamento. Negras e Jirau possuem ambulâncias em prontidão. As políticas de vacinação são realizadas e concluídas antes dos prazos. 

Todos os PSF’s possuem dentistas e os atendimentos em favor da mulher, da criança e do idoso, batem recordes pelo expressivo número de atendimentos. Acrescente-se que a Prefeita Regina através de esforços conseguiu formar uma grande frota de veículos para o atendimento pleno da saúde. c) 

O valor do salário do mês de dezembro de 2016 não pago pela administração passado, foi quitado pela atual Prefeita. d) As dívidas com a Receita Federal, INSS, IPREV, CELPE, COMPESA e Ministérios, solucionados, de modo que o Município de Itaíba encontra se em plena adimplência, excluído do CAUC e apto para receber investimentos, tendo sido inclusive constantemente procurado para obter financiamento dos grande Bancos e Instituições Públicas. Muito ainda teria a ser dito a respeito dos desmandos encontrados e das soluções dadas pela atual Prefeita, mas ficamos somente nesses apontamentos, que certamente terão os reflexos na próxima publicação a ser realizada pela ONG. 

Essa é a verdade, que pode ser constatada por qualquer cidadão em uma simples consulta aos portais de transparência, pois diferentemente do passado, nada há a esconder ao povo de Itaíba, que há três anos respira os ares da independência, liberdade e do fim do medo. Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaíba em 26 de Outubro de 2019

Assessoria de Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário