terça-feira, 16 de abril de 2019

Itaíba: Câmara de vereadores teve índice de transparência crítica na gestão de Dr. Chico


           O Tribunal de Contas de Pernambuco - TCE-PE apresentou o resultado da apuração do Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos - ITMPE das Câmaras Municipais de Pernambuco, a partir da fiscalização realizada nos seus Sítios Oficiais e Portais de Transparência e a Câmara Municipal de Itaíba foi reprovada pelo segundo ano consecutivo durante a gestão do ex-presidente e atual vereador Francisco Abimael, Dr. Chico.

Os dados repetem o mesmo estado crítico de 2017, quando também a gestão do vereador Dr. Chico teve uma avaliação crítica, segundo o Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos – ITM-PE das Câmaras medido pelo Tribunal de Contas do Estado.

No item sobre informações gerais, quando se questiona se há link para acesso a seção específica (Portal de Transparência no sítio oficial da UJ, a nota foi zero. Assim como também a gestão do Dr. Chico à frente da Câmara de Vereadores no ano de 2018 é avaliada com nota zero nos nove itens que trata da transparência das despesas e nos três itens da licitação. No item de contratos, aonde deveria estar as empresas e pessoas que receberam recursos da casa legislativa em 2018, a gestão do ex-vereador também teve nota zero.

Já no tocante a possibilidade do cidadão itaibense poder acompanhar a publicação das receitas em tempo real, a nota atribuída pelo TCE através do Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos - ITMPE das Câmaras, durante o ano de 2018, na gestão do ex-presidente, Dr. Chico, a nota também foi zero.

A Câmara de Vereadores de Itaíba foi identificada em estado crítico de transparência juntamente com outros 08 municípios pernambucanos. Obteve um índice de transparência ativa de apenas 17 pontos, quando o máximo é de 212. No total de todos os itens verificados pelo TCE, a Câmara de Itaíba em 2018 obteve somente 18 pontos de um total de 262. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário