terça-feira, 16 de abril de 2019

Itaíba: Câmara de vereadores teve índice de transparência crítica na gestão de Dr. Chico


           O Tribunal de Contas de Pernambuco - TCE-PE apresentou o resultado da apuração do Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos - ITMPE das Câmaras Municipais de Pernambuco, a partir da fiscalização realizada nos seus Sítios Oficiais e Portais de Transparência e a Câmara Municipal de Itaíba foi reprovada pelo segundo ano consecutivo durante a gestão do ex-presidente e atual vereador Francisco Abimael, Dr. Chico.

Os dados repetem o mesmo estado crítico de 2017, quando também a gestão do vereador Dr. Chico teve uma avaliação crítica, segundo o Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos – ITM-PE das Câmaras medido pelo Tribunal de Contas do Estado.

No item sobre informações gerais, quando se questiona se há link para acesso a seção específica (Portal de Transparência no sítio oficial da UJ, a nota foi zero. Assim como também a gestão do Dr. Chico à frente da Câmara de Vereadores no ano de 2018 é avaliada com nota zero nos nove itens que trata da transparência das despesas e nos três itens da licitação. No item de contratos, aonde deveria estar as empresas e pessoas que receberam recursos da casa legislativa em 2018, a gestão do ex-vereador também teve nota zero.

Já no tocante a possibilidade do cidadão itaibense poder acompanhar a publicação das receitas em tempo real, a nota atribuída pelo TCE através do Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos - ITMPE das Câmaras, durante o ano de 2018, na gestão do ex-presidente, Dr. Chico, a nota também foi zero.

A Câmara de Vereadores de Itaíba foi identificada em estado crítico de transparência juntamente com outros 08 municípios pernambucanos. Obteve um índice de transparência ativa de apenas 17 pontos, quando o máximo é de 212. No total de todos os itens verificados pelo TCE, a Câmara de Itaíba em 2018 obteve somente 18 pontos de um total de 262. 

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search