terça-feira, 22 de julho de 2025

Sudene e UFPE anunciam estudos para reativar trem entre Recife e Caruaru

Parceria visa resgatar transporte ferroviário no Estado com foco em mobilidade, economia e sustentabilidade

Em um movimento estratégico para transformar a logística e a mobilidade de Pernambuco, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciaram, nesta terça-feira (22), uma parceria que poderá recolocar os trilhos no protagonismo do transporte regional. Serão realizados dois estudos técnicos para instalação ou revitalização de trechos ferroviários no estado, com foco especial em um dos corredores mais importantes do interior pernambucano: o trajeto entre Recife e Caruaru.

O anúncio foi feito pelo superintendente da Sudene, Danilo Cabral, durante entrevista à Rádio Folha, como parte de um plano maior do Governo Federal para reforçar a infraestrutura logística do Nordeste. O objetivo é claro: impulsionar a competitividade econômica da região e reabilitar uma malha ferroviária historicamente abandonada.

O primeiro estudo terá como foco a análise de viabilidade para reativar um trecho ferroviário de aproximadamente 120 quilômetros entre a capital pernambucana e o município de Caruaru, no Agreste. A proposta é ambiciosa: entender se é possível aproveitar estruturas já existentes ou se será necessário construir uma nova ferrovia, considerando todos os impactos técnicos, ambientais e econômicos.

A análise será dividida em duas etapas principais. A primeira, voltada ao diagnóstico da infraestrutura atual e levantamento de possíveis intervenções. A segunda, prevista para começar após esse levantamento inicial, vai aprofundar a viabilidade técnica e ambiental da proposta.

Segundo Danilo Cabral, retomar esse modelo de transporte é também um reencontro com a própria história da região. “Estamos buscando as melhores alternativas do ponto de vista econômico, ambiental e social para resgatar um modal que foi abandonado no Brasil. Nos anos 1950, tínhamos uma rede ferroviária robusta. Mas o Estado brasileiro, influenciado pela indústria automotiva, optou por sucatear essa malha”, criticou.

Além de facilitar o deslocamento de passageiros, especialmente entre Recife e Caruaru, o novo corredor ferroviário promete ser uma alternativa eficaz para desafogar o trânsito da BR-232, uma das rodovias mais movimentadas do estado. “A requalificação desse eixo pode impactar positivamente toda a região, que tem vocações econômicas diversas — de polos industriais a centros de turismo e comércio, como Vitória de Santo Antão, Gravatá, Bezerros e o próprio polo de confecções de Caruaru”, destacou Cabral.

A parceria entre Sudene e UFPE deve ser formalizada nas próximas semanas, e os estudos têm previsão de serem concluídos e apresentados até o primeiro trimestre de 2026.

O anúncio marca uma tentativa de reconectar o estado com um modal utilizado globalmente por sua eficiência energética, menor impacto ambiental e capacidade de integração regional. Ao devolver protagonismo aos trilhos, a Sudene aponta para um futuro mais sustentável e dinâmico para o transporte de passageiros no Nordeste.

E a população, especialmente do Agreste, começa a vislumbrar um novo tempo — onde o progresso pode, enfim, voltar a andar de trem.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário