sexta-feira, 2 de maio de 2025

Justiça concede liberdade a ex-funcionário de padre Airton acusado de estupro de vulnerável

               O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) concedeu habeas corpus a Landelino Rodrigues de Costa Filho, ex-funcionário da Fundação Terra, acusado de estupro de vulnerável ao lado do padre Airton Freire. Ele vai responder ao processo em liberdade, após cerca de 590 dias preso preventivamente desde julho de 2023.

Landelino era técnico audiovisual da fundação e, segundo o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), participou do crime ocorrido em outubro de 2020, na Fazenda Malhada, em Arcoverde, no Sertão do Estado. A vítima teria sido embriagada, impedida de reagir e violentada por ambos, com registro de fotos e aplicação de supostas técnicas de hipnose. 

A denúncia narra que o padre Freire mandou Landelino retirar a blusa da mulher, e que os dois continuaram os abusos até a consumação do ato sexual, com Landelino ainda sendo acusado de ameaçar a vítima para silenciá-la. O padre permanece em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica.

A defesa de Landelino alegou constrangimento ilegal pela longa prisão preventiva e destacou que ele é réu primário, com quadro depressivo e filho pequeno. Argumentou também que a principal prova seria apenas o relato da vítima, considerado pela defesa como “contraditório”.

O desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira determinou medidas cautelares, como monitoramento eletrônico, comparecimento mensal à Justiça, proibição de contato com a vítima e testemunhas, e restrições a frequentar determinados locais. A decisão foi unânime entre os membros da 2ª Turma da 1ª Câmara Regional de Caruaru.

Além de Airton e Landelino, outras duas pessoas seguem sob investigação, entre elas Jailson Leonardo da Silva, motorista suspeito de estuprar a personal stylist Silvia Tavares, e outro condutor indiciado por falso testemunho. Com informações do Pernambuco.com

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário