segunda-feira, 21 de abril de 2025

Silvio Costa Filho e Tarcísio de Freitas apresentam túnel Santos-Guarujá a investidores europeus

                O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), iniciou nesta segunda-feira (21/4) uma missão oficial pela Europa, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com o objetivo de atrair investidores estrangeiros para o projeto do primeiro túnel imerso do Brasil, que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista.

A agenda internacional contempla visitas a Portugal, Holanda e Dinamarca, países que abrigam empresas com histórico consolidado na construção de grandes túneis subaquáticos.

Orçado em aproximadamente R$ 6 bilhões, o empreendimento é considerado a maior obra do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e está sendo desenvolvido em parceria entre os governos federal e estadual. A previsão é de que as propostas sejam apresentadas até 1º de agosto, com conclusão das obras até 2030.

“É a maior obra do Novo PAC, resolve uma demanda antiga da região e traz dignidade à população, ajudando na mobilidade urbana, gerando empregos e renda, além de fortalecer o Porto de Santos, o maior porto público da América Latina”, destacou Silvio Costa Filho.

A comitiva brasileira tem reunião marcada com a Mota-Engil, empresa portuguesa que mantém sociedade com a gigante chinesa CCCC (China Communications Construction Company) — responsável por obras emblemáticas como os túneis submarinos de Dalian, Shenzhen-Zhongshan e o desafiador Hong Kong–Zhuhai–Macau, referência global em engenharia subaquática.

Em Amsterdam, o grupo terá encontros com as empresas Ballast Nedam e TEC Tunnel, ambas reconhecidas por sua atuação em projetos de túneis imersos. A Ballast Nedam, por exemplo, construiu o túnel que atravessa o canal Nieuwe Waterweg, em Roterdã, e está envolvida em uma obra similar no Iraque.

Já a TEC Tunnel é referência mundial em soluções de engenharia e design para túneis inovadores.

Na Dinamarca, o foco estará nos exemplos de infraestrutura como a conexão Øresund, que liga o país à Suécia, além de experiências como o túnel Fehmarnbelt, que conecta a Dinamarca à Alemanha, e outros megaempreendimentos como a ligação Busan Geoje, na Coreia do Sul.

O túnel Santos-Guarujá é visto como uma obra estratégica para a modernização da mobilidade urbana no litoral paulista e um marco na engenharia nacional. Além de facilitar o deslocamento de moradores e trabalhadores da região, o projeto deve contribuir significativamente para a eficiência logística do Porto de Santos, impulsionando a economia local e nacional. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário