A agenda internacional
contempla visitas a Portugal, Holanda e Dinamarca, países que abrigam empresas
com histórico consolidado na construção de grandes túneis subaquáticos.
Orçado em aproximadamente R$
6 bilhões, o empreendimento é considerado a maior obra do Novo PAC (Programa de
Aceleração do Crescimento) e está sendo desenvolvido em parceria entre os
governos federal e estadual. A previsão é de que as propostas sejam
apresentadas até 1º de agosto, com conclusão das obras até 2030.
“É a maior obra do Novo PAC,
resolve uma demanda antiga da região e traz dignidade à população, ajudando na
mobilidade urbana, gerando empregos e renda, além de fortalecer o Porto de
Santos, o maior porto público da América Latina”, destacou Silvio Costa Filho.
A comitiva brasileira tem
reunião marcada com a Mota-Engil, empresa portuguesa que mantém sociedade com a
gigante chinesa CCCC (China Communications Construction Company) — responsável
por obras emblemáticas como os túneis submarinos de Dalian, Shenzhen-Zhongshan
e o desafiador Hong Kong–Zhuhai–Macau, referência global em engenharia
subaquática.
Em Amsterdam, o grupo terá
encontros com as empresas Ballast Nedam e TEC Tunnel, ambas reconhecidas por
sua atuação em projetos de túneis imersos. A Ballast Nedam, por exemplo,
construiu o túnel que atravessa o canal Nieuwe Waterweg, em Roterdã, e está
envolvida em uma obra similar no Iraque.
Já a TEC Tunnel é referência
mundial em soluções de engenharia e design para túneis inovadores.
Na Dinamarca, o foco estará
nos exemplos de infraestrutura como a conexão Øresund, que liga o país à Suécia,
além de experiências como o túnel Fehmarnbelt, que conecta a Dinamarca à Alemanha,
e outros megaempreendimentos como a ligação Busan Geoje, na Coreia do Sul.
O túnel Santos-Guarujá é visto como uma obra estratégica para a modernização da mobilidade urbana no litoral paulista e um marco na engenharia nacional. Além de facilitar o deslocamento de moradores e trabalhadores da região, o projeto deve contribuir significativamente para a eficiência logística do Porto de Santos, impulsionando a economia local e nacional.
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