segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Política de Pernambuco: movimentos estratégicos para as Eleições de 2026

              Com as eleições estaduais de 2026 cada vez mais próximas, os principais atores políticos de Pernambuco começam a intensificar suas movimentações, consolidando alianças e disputando espaços no cenário político. Duas figuras de destaque nesse processo são o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSDB), cujas ações recentes revelam estratégias bem definidas com vistas ao pleito estadual, com foco em uma disputa pelo cargo de governador.

O prefeito do Recife, João Campos, tem adotado uma série de estratégias que visam não só consolidar sua gestão na capital, mas também construir um cenário favorável para sua possível candidatura ao governo de Pernambuco em 2026. Recentemente, Campos promoveu uma série de nomeações na prefeitura, movimentações que têm atraído políticos e partidos de diferentes tendências ideológicas. Ao reforçar sua base de apoio com nomes de relevância local e nacional, o prefeito demonstra que está trabalhando para formar um grande arco de alianças, o que é fundamental para as eleições estaduais.

Enquanto João Campos busca consolidar sua candidatura por meio de nomeações e alianças estratégicas, a governadora Raquel Lyra adota um caminho diferente para fortalecer sua posição no cenário político de Pernambuco. Com a promessa de promover desenvolvimento e entregar benefícios diretamente para a população, Lyra começa a se deslocar para o interior do estado, contrariando fala de seu próprio secretário da Casa Civil, que disse em entrevista que a hora da política não seria agora.

A decisão de Lyra de "ganhar as ruas" e realizar visitas às cidades do interior é um movimento claro para reforçar sua presença política fora da capital e se conectar diretamente com os anseios da população. A decisão da governadora de seguir com uma agenda pública intensa no interior reflete uma estratégia de visibilidade e proximidade, algo fundamental para sua candidatura ao governo em 2026.

Com João Campos e Raquel Lyra se preparando para uma possível disputa pelo governo de Pernambuco em 2026, o estado irá testemunhar uma movimentação intensa entre as duas lideranças.

Ambos os políticos têm plena consciência de que a corrida pelo governo estadual será marcada por um forte confronto de estratégias. A busca pelo apoio dos eleitores do interior será um fator decisivo, visto que a eleição para governador em Pernambuco sempre teve forte influência das regiões mais distantes da capital. O sucesso de suas estratégias depende, portanto, da capacidade de cada um em equilibrar suas bases eleitorais e garantir que suas alianças políticas se mostrem sólidas até o dia da eleição.

Com os próximos meses prometendo novas movimentações, o cenário político de Pernambuco se torna cada vez mais dinâmico e imprevisível. A disputa por Pernambuco, que se intensificará ao longo dos próximos anos, está apenas começando, e os próximos passos de João Campos e Raquel Lyra serão fundamentais para definir quem terá a liderança política do estado nas eleições de 2026.

PEDALA 2X0 – A Secretaria de Turismo de Arcoverde realizou neste final de semana dois eventos de Pedal Tur, reunindo desde crianças, no sábado, a adultos, no domingo. Além da prática esportiva e saudável o que pode ser visto nos dois eventos foi a supremacia do vice-prefeito, Wevertton Siqueira – Siqueirinha, nas redes sociais sobre a imagem do titular e prefeito, Zeca Cavalcanti. Nos dois eventos, Siqueirinha pedalou mais rápido e postou seus vídeos super produzidos primeiros que a prefeitura e o titular dela, Zeca. Na disputa dos filmes pelo Oscar popular, o vice e sua equipe de mídia deram de 2x0.

GOLPE - Michele e Eduardo Bolsonaro estavam entre os maiores defensores do golpe armado contra a posse de Lula, de acordo com a primeira delação de Mauro Cid, publicada pelo jornalista Elio Gaspari. Eram e ainda são as pessoas mais próximas do ex-presidente e seus maiores porta-vozes na política. Nas articulações do golpe contra a democracia, havia até um plano que previa o assassinato de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes. 

SEMENTES - O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) definiu o mês de março como prazo máximo para finalizar o ciclo de distribuição de sementes de feijão, milho e sorgo aos agricultores e agricultoras familiares do Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana dentro do Programa Terra Plantar. Isso garante o plantio dentro do período de chuvas e, consequentemente, provocará impactos relevantes na safra 2024/2025. A informação foi divulgada na quarta-feira (22), pela presidente do IPA, Ellen Viégas, em Arcoverde. 

COMPESA - Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos. A privatização da Compesa proposta pela governadora Raquel Lyra não vem sendo bem vista em nenhuma parte do estado. Segundo Pedro Campos, o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo.

CARNAVAL NA ORLA – Após anuncia sua disposição para disputar a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), divulga nesta segunda-feira (27) a programação do Carnaval 2025 do município. O evento promete agitar a Orla Fluvial da cidade com blocos, bonecos de panta, orquestras de frevo, pagode, samba e nomes regionais que vão agitar os foliões entre os dias 1 e 4 de março.

CARNAVAL NA PRAÇA - No clima de carnaval, a secretária de Turismo de Arcoverde, Nerianny Cavalcanti, marcou para este dia 30 de janeiro o anúncio de toda a programação do Carnaval Folia dos Bois, inclusive os homenageados do Baile Municipal e da folia de momo. Para o pré-carnaval na Praça da Bandeira já estão anunciados: Rafa e Pipo Marques; Netinho, ícone do axé; Marcinho Dhuka, Almir Rouche e Marrom Brasileiro. Na semana oficial de festas, o Carnaval Folia de Bois, criado em 2003 no Governo Rosa Barros, promete movimentar a cidade com uma programação descentralizada. Garante o governo.

TERRA PRONTA – Em Itaíba, o prefeito Pedro Pilota (Republicanos) colocou a mão na massa e está disponibilizando duas (2) horas de trator para os pequenos produtores prepararem a terra para o plantio. Com isso e a chegada das chuvas, os agricultores vão poder antecipar o plantio já que o governo do estado pretende entregar todas as sementes do Agreste até março. Para o prefeito, o programa é uma mão amiga para quem não tem condições de contratar horas máquinas para preparar a terra. “Os produtores rurais vão ter a assistência permanente da prefeitura para produzirem”, afirmou.

NOME SUJO - O Sindicato dos Servidores Municipais de Serra Talhada registrou Boletim de Ocorrência na sexta-feira na Delegacia de Polícia da cidade contra a prefeitura comandada pela petista Márcia Conrado. Acusa a Prefeitura de não vir pagando os empréstimos consignados – descontados em folha – de servidores, a maioria inativos, o que vem provocando inadimplência dessas pessoas. A grande maioria já está com o nome de maus pagadores na Serasa. Segundo o sindicato, desde setembro não têm sido pagas as parcelas dos consignados pela previdência municipal.

FRASE DO DIA

“Na desvalorização do passado está implícita uma justificativa da nulidade do presente”. (Antônio Gramsci)

Nenhum comentário:

Postar um comentário