Nesta segunda-feira (16),
foi assinada a autorização para a implantação da nova estrutura, que deve
começar a ser construída em 2024 e terminar em 2026. O investimento
inicial na implementação do terminal é de R$ 1,6 bilhão.
O novo terminal vai ser
implantado e administrado pela APM Terminals, empresa que é subsidiária do
conglomerado dinamarquês A.P Moller-Maersk.
A assinatura da autorização
foi feita pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; pela
governadora Raquel Lyra (PSDB); e pelo presidente
da APM Terminals, Aristides Júnior.
Somente na obra, devem ser
criados novos 500 empregos diretos e 2 mil indiretos. Depois, com o
funcionamento total do terminal de contêineres, serão 1,7 mil postos de
trabalho, sendo 350 diretos e 1,4 mil indiretos.
O novo terminal deve ocupar
cerca de 50 hectares, numa área que pertencia ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS)
e foi leiloada em 2022, sendo arrematada por R$ 455 milhões pela Maersk.
A estrutura terá capacidade inicial de movimentar, por ano, 400 mil TEUs (medida-padrão utilizada para calcular o volume de um contêiner), podendo ultrapassar a marca de 1,3 milhão de TEUs anuais quando estiver em pleno funcionamento.
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