terça-feira, 17 de outubro de 2023

Boletim de ocorrência de roubos em Pernambuco voltará a ser registrado pela internet

                 Quem for vítima de roubo em Pernambuco terá a possibilidade, novamente, de fazer o registro do boletim de ocorrência pela internet. O serviço foi interrompido há cerca de seis meses sob a alegação de que o cidadão estava preenchendo de forma errada e, por isso, os inquéritos não estavam sendo instaurados. 

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, que assumiu a pasta no mês passado, decidiu que o registro das queixas de roubo pela Delegacia Interativa precisa ser oferecido à população para evitar as subnotificações. 

"O que ocorria é que os campos eram insuficientes para prestar as informações mínimas necessárias e esses campos não eram de preenchimento obrigatório. Se o campo fosse deixado em branco, a investigação não era instaurada", afirmou Carvalho, durante visita à sede do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, nesta terça-feira (17).

"Não nos interessa ter subnotificação. Nós queremos saber qual é a real quantidade de crimes que está ocorrendo no Estado e qual é o local onde ocorre para que a gente tenha um planejamento melhor possível para reduzir esses dados. A Secretaria de Defesa Social, junto com a Polícia Civil, está reformulando o formulário. Novo campos foram criados e se tornarão obrigatórios aqueles que precisam ser", disse o secretário estadual. 

Na época em que a SDS interrompeu o serviço de queixas de roubo pela internet, houve muitas críticas. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins, classificou a decisão como um "retrocesso". O Ministério Público Estadual também solicitou esclarecimentos à pasta estadual. 

De janeiro a setembro deste ano, 34.867 boletins de ocorrência de crimes violentos contra o patrimônio (roubos) foram somados pela polícia em Pernambuco. No mesmo período de 2022, foram 38.326 ocorrências. 

O detalhe é que somente a partir de abril deste ano, quando a população passou a ser impedida de registrar as queixas de roubos pela internet, as estatísticas dessa modalidade criminosa caíram. Essa redução pode indicar que houve subnotificação, já que muitas vítimas têm dificuldade em encontrar delegacias abertas à noite e nos fins de semana - principalmente nas cidades do interior.  Do JC Online

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário