quinta-feira, 28 de setembro de 2023

João Campos anuncia construção de Orla Parque, integrando Boa Viagem à Brasília Teimosa

                 O prefeito do Recife, João Campos (PSB), quer que a orla de praia da capital pernambucana, que tem extensão de 11 quilômetros, seja um grande parque linear. Alicerçado por esse pensamento, um projeto de infraestrutura foi apresentado pelo prefeito no início da tarde desta quinta-feira (29), para a construção da Orla Parque, na Zona Sul da cidade.

A obra, que já está em andamento na Praia do Pina, terá, segundo a prefeitura, R$ 112 milhões de recursos próprios. O projeto tem como objetivo aprimorar toda a orla de praia da cidade, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa e formando um novo espaço de convivência da população.

A ação prevê a criação de o que a gestão municipal chama de centralidades, que englobam melhorias na segurança e iluminação, construção de novos banheiros, além da reforma de toda a estrutura física do calçadão, aumento da área verde e mudanças no trânsito. A obra deve ser concluída em 24 meses de acordo a prefeitura.

Segundo o prefeito João Campos, uma pesquisa feita pela gestão municipal destaca que, para quase 70% dos recifenses, a orla litorânea é a principal opção de lazer na cidade, e a obra vem para aprimorar a estrutura já existente para atender às expectativas da população.

"Já entregamos os 60 quiosques. Nos próximos 30 dias, começa a reforma dos quiosques da Brasília Teimosa, no mesmo padrão construído aqui, em Boa Viagem. A requalificação e a construção dos banheiros [também da Brasília Teimosa] já está em plena execução. Vamos duplicar o número deles. As construções vão ser feitas com inox e concreto para dar maior durabilidade", explicou.

A segurança também é promessa do novo programa. Ainda segundo Campos, serão feitas melhorias na iluminação pública, tanto na parte da pista dos carros quanto no calçadão e embaixo de todas as árvores, transformando a orla em um local agradável também à noite. Para isso, serão implantados 510 postes - um incremento de 400% nos atuais 130 equipamentos existentes. Isso significa que, a cada 14 metros, haverá um aparelho de iluminação.

O calçadão também vai passar por alterações. Haverá a substituição do pavimento atual, melhoria da acessibilidade e aumento na largura do passeio em toda sua extensão, passando de 2,75m para 4,80m. Com isso, haverá maior permanência na utilização da ciclovia, pista de cooper e de caminhada.

Toda a ciclovia da orla vai passar por uma remodelagem. Segundo a prefeitura, com isso, os pontos cegos serão suavizados, evitando acidentes; a segurança será reforçada, com a criação de pavimentos elevados; a drenagem redirecionada, evitando que tenha pontos de alagamento; e a ciclovia mais inclusiva, com espaço para bicicletas adaptadas para cadeirantes, por exemplo. Da Folhape Foto: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário